TRÊS TIROS

Morre homem baleado por policial militar dentro de supermercado em Guarujá

Suspeito teria ameaçado com faca os clientes, funcionários e militares; paciente foi resgatado com vida, mas não resistiu aos ferimentos

Lenildo Silva
Publicado em 26/07/2023, às 20h16 - Atualizado em 27/07/2023, às 17h38

FacebookTwitterWhatsApp
Suspeito teria desobedecido as ordem dos polícias Homem baleado em Guarujá - Reprodução
Suspeito teria desobedecido as ordem dos polícias Homem baleado em Guarujá - Reprodução

Na tarde desta quarta-feira (26), um homem identificado como Antônio de Assis Souza, de 46 anos, veio a óbito após ser atingido por três tiros disparados por um policial militar (PM) dentro do supermercado Atacadão, em Guarujá, no litoral de São Paulo. O episódio ocorreu durante a manhã quando o homem teria ameaçado os agentes com uma faca, desencadeando um confronto no estabelecimento.

O suspeito entrou no mercado localizado na avenida Tancredo Neves, no bairro Cachoeira, por volta das 11 horas, portando uma faca e uma pedra, ameaçando as pessoas presentes. Ao ser acionada, a Polícia Militar enviou uma equipe para o local após um segurança solicitar auxílio.

Ao chegar no mercado, os policiais militares foram informados pelo segurança de que o homem havia lançado pedras em sua direção e parecia estar portando um objeto volumoso em sua cintura, levantando suspeitas de que estaria armado.

Os PMs passaram a verificar o interior do mercado e conseguiram identificar o indivíduo em questão, que, segundo o boletim de ocorrência, portava o objeto suspeito em sua cintura. Um dos policiais se aproximou do suspeito e, ao levantar a camiseta dele, constatou que estava portando uma faca.

Diante da ameaça, o policial militar alertou o suspeito sobre o uso de sua arma de fogo caso ele não obedecesse às suas ordens. No entanto, o homem estava agitado e não acatou as instruções, mantendo uma postura ameaçadora e de ataque. Em seguida, ele puxou a faca em direção aos policiais, o que levou a uma série de disparos.

De acordo com o Boletim de ocorrência, os policiais militares afirmaram que os tiros foram efetuados com base nos procedimentos de uso moderado da força, após o policial verbalizar, apontar sua arma e dar comandos claros, que não foram obedecidos.

Antônio de Assis, que faria 47 anos em agosto, foi atingido na região inferior da barriga, abaixo da linha da cintura, e foi socorrido para o Hospital Santo Amaro. No entanto, o homem não resistiu aos ferimentos e veio a falecer no final da tarde.

A prefeitura de Guarujá informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para socorrer o homem no supermercado, e esclareceu que a Guarda Civil Municipal não foi acionada, sendo a ocorrência atendida exclusivamente pela Polícia Militar.

Até o momento, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e o Atacadão não se manifestaram sobre o ocorrido. A Polícia e o estabelecimento estão sendo procurados pela reportagem para prestar esclarecimentos sobre o incidente.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!