Ministro Leônidas Cristino e prefeita Antonieta visitam obras da Perimetral

Costa Norte
Publicado em 07/10/2011, às 13h04 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h26

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

O ministro do Portos, Leônidas Cristino, acompanhado da prefeita de Guarujá,  Maria Antonieta de Brito (PMDB), realizaram nesta quarta-feira (05), visita técnica à região das obras de implantação da avenida Perimetral do Porto, em Guarujá.

A programação teve início junto à praça 14 Bis, em área recentemente revitalizada pela Codesp (Cia. Docas do Estado de SP), em parceria com a prefeitura, para oferecer à população mais um espaço para lazer. Em seguida, o ministro e a prefeita, acompanhados pelo presidente da Codesp, José Roberto Correia Serra se deslocaram para visita técnica à 1ª fase das obras da avenida Perimetral.

O titular da SEP (Secretaria Especial de Portos) ainda assistiu a mais uma explosão da pedra de Tefée, na margem direita do Porto, em Santos, e encerrou a visita no 6º Forum Brasil ComexLog, no Mendes Convention Center, também em Santos.

A obra

A 1ª fase da Perimetral de Guarujá começa com a cravação das estacas para construção de 2 viadutos justapostos, para acesso e saída da área portuária.  O viaduto de acesso ao Porto direciona o fluxo  até uma rotatória que o distribui nos terminais portuários, e o de saída recebe os fluxos procedentes do viário já existente e os veículos que deixam os pátios das empresas Santos Brasil, Localfrio, Termag e TGG.

O viaduto de entrada contará com 3 faixas de rolagem e o de saída com 2 faixas, ambos com recuos e defensas laterais. As estruturas serão executadas em vigas pré moldadas, apoiadas em travessas, pilares e blocos de concreto sobre estacas metálicas cravadas nos solos.

Custo e prazo

O empreendimento está sendo viabilizado com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), por meio da SEP, da ordem de R$ 51 milhões e deve se estender até janeiro de 2013.

Alterações viárias

A Codesp, com apoio da prefeitura guarujaense, já cuida da preparação de material de divulgação visando informar a população sobre as alterações do viário naquela área, durante o período de serviços, principalmente, ao longo de uma extensão de cerca de 400m da avenida Santos Dumont, no trecho entre as ruas Idalino Piñez e Manoel Hipólito do Rego.

Entenda:

O sistema da margem esquerda do Porto é um corredor viário estabelecido ao longo do perímetro portuário na região, entre as instalações do Terminal para Contêineres da Santos Brasil e a Dow Química, numa extensão de 2,5 km. A construção da nova Perimetral reordenará esse sistema viário, otimizando o fluxo de caminhões na área portuária.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!