Ministro do Esporte e prefeita Antonieta lançam mais um ‘Segundo Tempo’

Costa Norte
Publicado em 26/08/2011, às 18h11 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h22

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

“Temos mais uma saída para manter nossas crianças longe dos perigos das ruas, mantendo-as em tempo integral na escola. É uma forma de trabalhar o companheirismo, amizade e solidariedade”, disse a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, ao encerrar a cerimônia de lançamento do programa federal ‘Segundo Tempo’, nesta segunda-feira (22). A solenidade contou com a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva, no Caec (Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias) Isabel Ortega, no bairro Santa Rosa.

O ‘Segundo Tempo’ é um projeto desenvolvido em Guarujá, fruto de uma parceria entre prefeitura e governo federal, e pretende levar a jovens e crianças uma alternativa no contraturno escolar, oferecendo esporte, cultura e lazer. Com um investimento de R$ 1 milhão, a ideia é aumentar o atendimento no programa para 3,8 mil crianças. A cidade já contava com 6 núcleos do programa, porém, em parceria com ONG Pra Frente Brasil.

Cidades Esportivas

Além da abertura oficial do programa, que contempla 20 núcleos espalhados pela cidade, o ministro do Esporte sinalizou a possibilidade de Guarujá receber outro programa, o ‘Cidades Esportivas’. “A prefeita me pediu para que o governo federal desse uma atenção especial a Guarujá, com o auxílio na reforma dos centros esportivos. Sinalizei a ela o novo programa do Ministério do Esporte, o ‘Cidades Esportivas’, que tem como objetivo dar a base necessária para os atletas se formarem e, quem sabe, poderem participar das Olimpíadas Rio-2016”, apontou Silva.

Núcleos

Nos 20 núcleos, serão desenvolvidas as modalidades de futsal, futebol society, handebol, basquete, voleibol, vôlei de praia, peteca, natação, xadrez e tênis de mesa, atletismo, pólo aquático e biribol. O jovem terá acesso ainda a palestras sobre meio ambiente, prevenção às drogas, passeios ecológicos, reforço escolar, entre outros.

Copa do Mundo

Ainda segundo o ministro do Esporte, Guarujá tem grandes chances de ser uma Cidade Base durante a Copa do Mundo 2014. “A Baixada é uma das regiões mais bem estruturadas do Brasil para receber seleções internacionais. Temos um grande fluxo de turistas durante a temporada de Verão e sabemos que, tanto Guarujá como Santos, são capazes de receber uma seleção de grande porte”, disse.

Potencial

Em maio deste ano, o Comitê Organizador da Copa do Mundo Fifa apontou que Guarujá possui 2 centros de treinamento (o Estádio Municipal Antônio Fernandes e o Forte dos Andradas) em potencial para receber seleções durante o mundial de futebol no Brasil, em 2014. Além dos centros de treinamentos, Guarujá possui estrutura hoteleira. “Estamos preparando uma visita à Alemanha e uma visita à seleção norte-americana, que externou interesse em vir a Guarujá, caso se classifique para a Copa do Mundo”, afirmou a prefeita.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!