Ministério da Justiça firma convênio para a GCM de Guarujá

Costa Norte
Publicado em 05/04/2012, às 18h41 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h38

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

O município de Guarujá firmou convênio com o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, para implantação do ‘Programa de Governança Local’. A parceria tem como objetivo a prevenção da violência e criminalidade local. O programa prevê, entre outras medidas, a modernização da GCM (Guarda Civil Municipal), com aparelhamento e capacitação dos agentes. A guarda conta com um efetivo de 304 agentes. Os profissionais realizam diversas atividades. Além de garantir a ordem nos próprios públicos, como Paços, escolas e praças; fazem patrulhamento em vias públicas, principalmente nas áreas turística e comercial da cidade. A corporação também atua na ronda escolar, no trânsito e na defesa ambiental.

Poder de polícia “Basicamente, o programa consiste na compra de equipamentos e capacitação de guardas, que serão treinados e passarão a ter poder de polícia administrativa. Uma das medidas adotadas para prevenção da criminalidade no município será o uso de pistola de condutividade elétrica pelos agentes municipais”, explicou o secretário de Convivência e Defesa Social, Carlos Antônio da Silva. Modernização As ações do ‘Programa de Governança Local’ também incluem a contratação de uma empresa especializada para modernizar a corporação. “Esta consultoria apresentará propostas de mudança na legislação para dar poder de atuação à GCM em ações primárias contra condutas nocivas que, em primeiro momento, podem parecer de menor gravidade, mas que muitas vezes dão início a ações delituosas mais graves. Isso em atos que ferem as posturas municipais, como som abusivo, infrações ao meio ambiente, ocorrências no trânsito e defesa do consumidor”, exemplificou o secretário.

Grupo de trabalho Guarujá criou um grupo de trabalho para estudar a compra de equipamentos que aparelharão a corporação. Uma ação já prevista é o reforço da frota, com aquisição de mais viaturas e motocicletas. Segundo o coronel Raimundo Silva Filho, diretor da GCM, o processo está em fase de licitação. “Serão adquiridos furgão para transporte de tropa, viaturas para patrulhamento e para o canil, motocicletas e caminhonete para apoio às operações, que demandem apreensão de matérias, inclusive de outras Secretarias”.

Taser Ainda de acordo com Silva, o município também comprará pistolas de condutividade elétrica, as chamadas “taser”. “Quando o indivíduo leva o choque cai e pode ser imobilizado para ser conduzido ao distrito policial”, finalizou o diretor da Guarda.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!