MEC aprova construção de duas creches

Costa Norte
Publicado em 02/02/2013, às 13h46 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h56

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte
Notícia foi dada notícia durante o ‘Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, em Brasília

A prefeitura de Guarujá conquistou a aprovação de duas unidades de creche junto ao MEC (Ministério da Educação). A notícia foi recebida pela prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB) e a secretária municipal da Educação, Priscilla Bonini, durante o ‘Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável’, na terça-feira (29), em Brasília (DF). Os equipamentos educacionais serão implantados no Perequê e Vila Lígia. O projeto foi aprovado e o município aguardará a abertura do orçamento do governo federal, a partir de março, para o recebimento dos recursos e abertura de licitação para as obras. O projeto de construção das unidades foi encaminhado à União pelo município. Brasil Carinhoso O município conquistou ainda R$ 250.762 do programa federal ‘Brasil Carinhoso’, que será destinado à política de Educação. Guarujá foi contemplado por cumprir os critérios estabelecidos pelo MEC e a secretária aponta que os recursos serão investidos em material pedagógico e ônibus escolares para o transporte dos alunos das creches. O município recebeu a verba referente à transferência de recursos financeiros aos municípios a título de apoio financeiro suplementar à manutenção e ao desenvolvimento da educação infantil para o atendimento de crianças de 0 a 48 meses informadas no Censo Escolar da Educação Básica, cujas famílias sejam beneficiárias do programa ‘Bolsa Família’, em creches públicas ou conveniadas com o poder público, nos exercícios de 2012 e 2013.

Vicente de Carvalho vai ganhar Poupatempo Os moradores de Guarujá também vão ganhar um equipamento de grande importância. Trata-se do Poupatempo, do Governo do Estado. A unidade atenderá tanto os moradores da sede como do Distrito de Vicente de Carvalho. A prefeita Antonieta recebeu a boa notícia na quarta-feira (30), em Brasília. O contato foi feito pelo secretário de Estado de Gestão Pública, Davi Zaia. “Essa é uma luta que venho persistindo desde 2009. O Poupatempo, em Guarujá, vai facilitar e muito a vida dos cidadãos que precisam hoje se locomover até Santos. Bertioga também será beneficiada”, comentou a prefeita.

Terreno A cidade agora avalia o terreno para viabilização do Poupatempo. A área deve ter, no mínimo, de 300 m². Pelo projeto atual, a prefeitura cede o espaço, podendo custear o aluguel e a limpeza do lugar. Já o Estado traz o restante da estrutura. Segundo Antonieta, a intenção é agregar ao espaço serviços hoje oferecidos nos Centros de Cidadania 1, 2 e 3. A Administração aguarda a definição do Estado, que deve chamar a prefeitura nas próximas semanas, para assinatura de convênio no Palácio dos Bandeirantes, para oficializar a implantação do equipamento.

Cubatão viabiliza verbas para novos projetos

Uma comitiva de autoridades cubatenses, entre elas, a prefeita Márcia Rosa (PT), também foi a Brasília (DF) para participar do ‘Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas’. No evento, o grupo manteve tratativas com técnicos da União e ministros, para a liberação de recursos e implementação de novos projetos na cidade. Cubatão pleiteia recursos para diversos projetos, nas áreas de Educação, Mobilidade Urbana, Obras e Infraestrutura. O governo federal já liberou recursos para a construção de duas creches, que diminuirão a demanda local. Verbas para a construção de mais duas unidades estão em análise. A prefeitura também apresentou projetos para a cobertura de 4 quadras de escolas municipais e para receber 2 ônibus escolares com adaptação de acessibilidade. Projetos de pavimentação e infraestrutura também pleiteam recursos federais, como a implantação de rede cicloviária e a instalação de amplo sistema de drenagem para a redução de enchentes.

Bertioga O prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini (DEM) que conforme a prefeitura viajou acompanhado do secretário de Planejamento Urbano, José Marcelo Marques, aproveitou para avaliar o andamento de projetos, que tramitam nos Ministérios, como o de construção de escolas e creches. “Vamos também verificar a liberação de recursos da União para obras que já estão em andamento e tratar da aprovação de projetos no Ministério das Cidades, dentro do PAC-Mobilidade”, disse ele, antes da viagem.

Para o país Em sua participação no Encontro, a presidente Dilma Rousseff anunciou aos prefeitos de todo o país a liberação de cerca de R$ 66,8 bilhões em recursos federais para investimentos em diversas áreas, como saneamento, saúde, educação, pavimentação e mobilidade urbana. Dilma ressaltou a importância da parceria entre União e os municípios. “Temos um compromisso em comum, o desenvolvimento do Brasil”.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!