SUPERAÇÃO PÓS-DIAGNÓSTICO

Malú Mendes: superação e vitória no mundial de surfe adaptado

Do surfe por lazer ao primeiro lugar do pódio mundial, a paratleta guarujaense compartilhou sua história de vida e de como chegou à conquista mundial do esporte

Lenildo Silva
Publicado em 25/05/2023, às 15h27 - Atualizado às 16h55

FacebookTwitterWhatsApp
Guarujaense campeã da primeira etapa do circuito mundial de parasurf Malú Mendes Atletas de parasurf comemorando - Divulgação/Imprensa Guarujá
Guarujaense campeã da primeira etapa do circuito mundial de parasurf Malú Mendes Atletas de parasurf comemorando - Divulgação/Imprensa Guarujá

A paratleta de Guarujá, Malú Mendes, conquistou recentemente o título da primeira etapa do Circuito Mundial Profissional de Surf Adaptado realizada no Havaí. A competição, organizada pela Association of Adaptive Surfing Professionals (AASP), contou com a participação de atletas de várias nacionalidades. Malú competiu na categoria Bellow Knee Standing e superou suas concorrentes, vencendo com uma margem confortável na final contra a francesa Laurie Phipps.

Guarujaense campeã da primeira etapa do circuito mundial de parasurf Malú Mendes Atletas de parasurf comemorando (Divulgação/Imprensa Guarujá)

Malú Mendes é filha de Paulo Kid, uma lenda do surfe, e possui um impressionante currículo de conquistas, incluindo o título de campeã brasileira em 2022, campeã mundial ISA em 2020, vice-campeã mundial ISA em 2021/2022 e campeã mundial do Circuito Profissional de Surf Adaptado em 2022. Agora, ela adiciona mais um título à sua coleção após ser campeã da primeira etapa do Circuito Mundial no Havaí.

Superação e vitórias

Em entrevista exclusiva ao Portal Costa Norte, Malú revelou que desde os três anos de idade pratica surfe influenciada por seu pai, que é técnico de surfe e ex-surfista profissional. A paratleta conta que viveu sua infância e sua adolescência normalmente e só descobriu sua deficiência aos 26 anos.

Ao receber o diagnóstico de Paralisia Cerebral (PC), ela conta que decidiu investigar e entender melhor sua condição e, por meio de pesquisas e  consultas com profissionais de saúde, Malú abraçou sua deficiência e ao lado da família encontrou no esporte uma forma de superar suas limitações.

Malu contou ainda que começou a competir no surfe adaptado em 2020 e já conquistou títulos internacionais, incluindo na Califórnia e no Havaí. Ao achar a felicidade nas ondas, a surfista não parou mais; sua rotina é intensa, passando a maior parte do tempo na praia, treinando, dando aulas e se dedicando ao esporte que ama.

Próximas metas

As próximas competições de Malú serão na Costa Rica no próximo mês, seguidas pelo Campeonato Brasileiro de Surf Adaptado. Por fim, ela encerrará o ano participando da última etapa do Mundial Profissional que será realizado na Califórnia.

A paratleta guarujaense é parte do Programa Municipal de Incentivo Fiscal ao Esporte (Promifae), que recebe apoio financeiro da empresa City Transportes. Esse programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sel), visando o desenvolvimento e a promoção do esporte adaptado.

Comemoração em Guarujá

Ao chegar em sua cidade de origem, Malú Mendes foi recebida com festa; a surfista e seus familiares foram recepcionados no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho pelo prefeito Válter Suman e pelo secretário municipal de Esporte e Lazer, José Roberto Galvão. A paratleta foi parabenizada pela conquista e presenteada pelo prefeito Válter Suman com uma réplica do letreiro Eu amo Guarujá.

Malú foi presenteada pelo prefeito Válter Suman com uma réplica do letreiro “Eu amo Guarujá” Malu Mendes (Divulgação PMG)

Após o encontro com o prefeito, a Malú Mendes desfilou em caminhão aberto do Corpo de Bombeiros para comemorar o seu título. Saindo do Paço Municipal, Malú passou pelas praias do Tombo, Astúrias, Pitangueiras e Enseada, finalizando o trajeto em frente ao Casa Grande Hotel. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!