Liberada área para Aeroporto Civil Metropolitano

Costa Norte
Publicado em 03/08/2012, às 08h18 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h46

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte
Com a formalização, Pérola do Atlântico deterá área de 274.866,92 m²

Enfim, o Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá começa a decolar. No próximo dia 29, a prefeitura de Guarujá deve firmar contrato com o IV Comar (Comando Aéreo Regional) para cessão, por arrendamento, de área no Núcleo da Base Aérea de Santos, situado na cidade guarujaense e que permitirá a implantação do aeroporto em Guarujá. Desde a administração anterior, no governo Farid Madi, a área era pleiteada.

A solenidade está agendada para acontecer às 10h, na unidade militar, localizada na avenida Castelo Branco, em Vicente de Carvalho.

Autorização

A autorização, expedida pelo comandante da Aeronáutica, tenente brigadeiro do ar Junuti Saito, foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta terça-feira (31). Com a formalização, a Pérola do Atlântico deterá uma área de 274.866,92 m² de uma total de aproximadamente 3 milhões de m².

Próximos passos

Nas próximas semanas, a Cetesb deverá emitir o Termo de Referência, documento que vai orientar a Administração, na elaboração do EIA-Rima (Estudo de Impacto Ambiental/ Relatório de Impacto Ambiental). Paralelamente, o município aguarda a outorga da Secretaria Nacional de Aviação Civil, a SAC.

A partir daí, a prefeitura, por licitação concederá o empreendimento, à iniciativa privada, para construção, exploração, operação e manutenção. Estima-se que o edital esteja disponível, no primeiro trimestre de 2013.

Desenvolvimento

A novidade vem ao encontro do momento de desenvolvimento que Guarujá e toda a região passa, com as questões do pré-sal, instalação da Unidade Operacional da Petrobras na cidade, que refletirá na qualificação e no aumento do mercado de trabalho. A previsão da Administração é de que o Aeroporto poderá, inclusive, estar pronto para operar já na Copa do Mundo de 2014, pois o município será cidade-base dos jogos.

O projeto

O estudo elaborado pela prefeitura prevê estacionamento até 300 vagas de veículos (primeira fase); terminal de passageiros (com capacidade para 500 mil passageiros/ano); pátio de aeronaves para até quatro estacionamentos simultâneos; vias de acesso interno e de serviço, além de áreas para hangares.

Estimativa

De acordo com o assessor da Unidade de Projetos Estratégicos da prefeitura, Dário de Medeiros Lima, esta é uma área estratégica. “Os estudos desenvolvidos pelo município apontam para um investimento, por parte da iniciativa privada, de aproximadamente R$ 80 milhões, na infraestrutura, do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá”, destacou Lima.

Previsão é já operar na Copa de 2014, já que município será cidade-base dos jogos

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!