MORTE POR AFOGAMENTO

Jovem é levado pela força da correnteza e morre afogado em praia de Guarujá (SP)

Morador da cidade sofreu uma parada cardiorrespiratória e foi a óbito na Praia de Pitangueiras

Da redação
Publicado em 15/11/2022, às 10h31 - Atualizado às 11h06

FacebookTwitterWhatsApp
Pedro Rezende/Arquivo
Pedro Rezende/Arquivo

Um rapaz de 22 anos morreu, na manhã do último domingo (13), após se afogar na Praia de Pitangueiras em Guarujá, litoral de São Paulo, e sofrer uma parada cardiorrespiratória. O jovem era morador da cidade e estava no mar acompanhado de um amigo quando foram surpreendidos por uma forte corrente de retorno.

Profissionais do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) foram acionados por guarda-vidas locais que informaram sobre duas vítimas levadas pela correnteza. O caso aconteceu por volta das 9h30.

O amigo foi resgatado pelo GBMar sem grau de afogamento, mas o rapaz que perdeu a vida acabou sendo levado pela correnteza. Segundo o GBMar, foi realizada uma busca no local para encontrar o rapaz e minutos depois as equipes foram informadas que um corpo aparecera a alguns metros de distância. 

Identificaram a vítima; o jovem estava na faixa de areia em parada cardiorrespiratória. Eles ainda realizaram os procedimentos de ressuscitação e encaminharam o rapaz ao Hospital Santo Amaro, onde o médico de plantão constatou a morte.

(Pedro Rezende/Arquivo)

O que é corrente de retorno

As correntes de retorno são um risco real para banhistas, sendo uma das maiores causas de afogamento nas praias do litoral paulista. Essas correntes são geradas pelo acúmulo de água no raso pela ação do vento e das ondas.

Elas são curtas, estreitas e ficam mais intensas quando próximas à maré-baixa e, principalmente, quando as ondas estão grandes, podendo chegar a 3 m/s ao fluir para fora da arrebentação.

Como se livrar da corrente de retorno

Nadar contra a corrente é uma péssima ideia. A melhor estratégia é manter a calma, boiando e pedir ajuda. Se conseguir, nade na diagonal da corrente.

Como cada praia tem características particulares, a orientação dos salva-vidas é muito importante. E vale lembrar que as correntes não puxam ninguém para baixo!

Como identificar uma corrente de retorno

Os sinais característicos para identificar correntes de retorno em praias com ondas são:

- Região com menor frequência ou ausência de ondas quebrando;

- Água de coloração diferente (mais clara ou mais escura, devido à maior profundidade ou pela agitação da areia);

- Nessa espécie de corredor, o movimento da corrente causa pequenas agitações na superfície da água;

- Frequentemente, correntes de retorno estão presentes próximas a obstáculos rígidos como pedras e rochedos ou estruturas construídas pelo homem, como espigões e molhes.

Observação final: esteja atento às sinalizações e instruções dos salva-vidas.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!