PERIGO NO MAR

Irmãs são resgatadas de afogamento por banhistas em praia de Guarujá | VÍDEO

Corrente de retorno teria puxado as vítimas para local de perigo; mãe agradeceu aos heróis do resgate

Da redação
Publicado em 19/01/2022, às 12h28 - Atualizado às 14h05

FacebookTwitterWhatsApp
Irmãs são resgatadas de afogamento por banhistas em praia de Guarujá Resgate afogamento em Guarujá - Reprodução arquivo pessoal
Irmãs são resgatadas de afogamento por banhistas em praia de Guarujá Resgate afogamento em Guarujá - Reprodução arquivo pessoal

Duas irmãs foram resgatadas por banhistas após quase se afogarem na praia das Astúrias, em Guarujá (SP). O caso aconteceu na noite de terça-feira (18) e as vítimas teriam sido puxadas por uma corrente de retorno a um local de perigo.

Segundo apurado pelo Portal Costa Norte, quatro banhistas se depararam com as jovens em situação de afogamento e não mediram esforços para resgatar as vítimas. Um vídeo obtido pela reportagem mostra o exato momento em que as irmãs são retiradas do mar pelos banhistas: Alberto Ojedas, Yuri Martins, Daniel Romão e Vitor Hugo.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CNlitoralconectado2

E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Veja o vídeo

Nas redes sociais, a mãe confirmou o afogamento das duas filhas, que são moradoras de Guarujá, e agradeceu aos heróis que realizaram o resgate.

“Nessa noite as minhas filhas quase perderam a vida, estavam no mar na praia das Astúrias quando o mar começou a puxar. Sei que deve ter sido desesperador para elas, como foi pra mim. Quero agradecer ao Alberto Ojeda e ao seu amigo Daniel Romão e outros envolvidos que ainda não consegui descobrir, obrigada mesmo. Não sei como agradecer”, desabafou nas redes socias.

Ela encerrou a publicação nas redes sociais fazendo um alerta sobre os perigos no mar. “Tomem cuidado, não vá ao fundo, evitem brincadeiras de caldinhos. O mar é traiçoeiro”, disse.

Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), não houve registro de atendimento a ocorrência pela equipe. Em nota, a corporação informou que a ocorrência foi realizada por uma equipe Bike da Operação Verão. “O 21º Batalhão da Polícia Militar que atendeu e fez o salvamento de duas vítimas e as conduziram para o Pronto Socorro municipal”, disse a nota.

Como funciona a corrente de retorno

As correntes de retorno são um risco real para banhistas, sendo uma das maiores causas de afogamento nas praias do litoral paulista. Essas correntes são geradas pelo acúmulo de água no raso, devido à ação do vento e das ondas.

Elas são curtas, estreitas, ficam mais intensas próximo à maré-baixa e, principalmente, quando as ondas estão grandes, podendo chegar a 3 m/s ao fluir para fora da arrebentação.

Como se livrar da corrente de retorno

Nadar contra a corrente é uma péssima ideia. A melhor estratégia é manter a calma, se manter boiando e pedir ajuda. Se conseguir, nade na diagonal da corrente.

Como cada praia tem características particulares, a orientação dos salva-vidas é muito importante. Mas vale lembrar que as correntes não puxam ninguém para baixo!

Como identificar uma corrente de retorno

Os sinais característicos pra identificar correntes de retorno em praias com ondas são:

-Região com menor frequência ou ausência de quebras de ondas.

-Água de coloração diferenciada (mais clara ou mais escura, devido à maior profundidade ou pela agitação da areia).

-Nessa espécie de corredor, o movimento da corrente causa pequenas agitações na superfície da água.

-Frequentemente, correntes de retorno estão presentes próximo a obstáculos rígidos como pedras e rochedos ou estruturas construídas pelo homem, como espigões e molhes.

-Esteja atento às sinalizações e instruções dos salva-vidas.

-Pelo lado bom, essas correntes promovem a renovação da água do mar nas regiões mais rasas e facilitam a vida de surfistas experientes.

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte

➥ https://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!