Antes da largada oficial, os veleiros partem do píer do Iate Clube de Santos, situado em Guarujá, e, durante o desfile das embarcações o público poderá assistir as apresentações da Esquadrilha da Fumaça e da Banda Musical da Marinha do Brasil
Os Iates Clubes de Santos (sediado em Guarujá), litoral de São Paulo, e do Rio de Janeiro realizam nesta sexta-feira (4), a 72ª edição da Regata Santos-Rio, uma das primeiras regatas em mar aberto realizada no País. A disputa também tem os apoios da Confederação Brasileira de Vela e da prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sel).
Um desfile com os veleiros participantes no canal de Santos antecede a saída da regata, que está prevista para às 12 horas. Conforme a organização da prova, o local de largada será no meio da Baía de Santos e vai depender da direção do vento. Poderá ocorrer nas proximidades das Galhetas, ilha das Palmas ou Ilha Porchat.
Leia também: Praia de Guarujá é premiada há 13 anos consecutivos pela qualidade ambiental
A apresentação contará também com a Banda Militar da Marinha em conjunto com aeronaves do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), a famosa Esquadrilha da Fumaça. As manobras poderão ser conferidas pelo público geral no Píer dos Pescadores.
O desafio tem um percurso aproximado de 200 milhas náuticas e chegada no Iate Clube do Rio de Janeiro. Aberta a veleiros clássicos e representada pelo Iate Clube de Santos, a Santos-Rio oferecerá aos três primeiros colocados da “classe Clássicos”, o troféu que representa o prêmio internacional da regata mais antiga do mundo, nesta modalidade, organizada pelo Yacht Club de Mônaco, a Regata La Belle Classe.
Regata La Belle Classe
No dia 1º de agosto de 2013, em Mônaco, o Comodoro Berardino Antonio Fanganiello recebeu a espada que simboliza a entrada do ICS no seleto grupo de Embaixadores da Belle Classe.
A distinção, criada pelo avô do atual príncipe Albert II, é um compromisso firmado entre navegadores apaixonados por veleiros clássicos e históricos para que preservem a etiqueta náutica assim como seus valores; que cuidem do meio ambiente marinho e transmitam esses conceitos às gerações futuras.
Parceria
O Iate Clube de Santos realiza projetos sociais de inclusão em convênio com a prefeitura de Guarujá, por meio do projeto da Associação Esportiva Formando Cidadão. Desenvolve cursos na área náutica (vela, remo e canoagem) para cerca de 80 alunos.
Para o secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Guarujá, José Roberto Galvão, o evento serve de incentivo para os futuros velejadores. “A cessão do espaço para os trabalhos de iniciação de vela e canoagem da Se, por meio do Projeto Formando Cidadão, consolida a parceria da Prefeitura com o Iate Clube e, a Regata, além do grande atrativo para a Cidade e Região, serve de espelho para os nossos jovens”, complementa.
Outras informações poderão ser obtidas por meio do site www.icsantos.com.br.
Comentários