O HUMOR ESTÁ NO AR

Humorista faz piada de Guarujá, tem show cancelado e acusa prefeitura de censura

Artista acusa prefeitura de cancelar seu espetáculo em teatro municipal após divulgação de piadas sobre a cidade; gestão municipal repudiou piadas, mas nega censura

Da redação
Publicado em 08/11/2021, às 12h31 - Atualizado às 17h24

FacebookTwitterWhatsApp
Comediante no vídeo "O melhor Prefeito para o Guarujá",  em que satiriza políticos e aborda lugares comuns sobre a cidade Humorista faz piada de Guarujá, tem show cancelado e acusa prefeitura de censura - Imagem: reprodução / Youtube  @Léo Lins
Comediante no vídeo "O melhor Prefeito para o Guarujá", em que satiriza políticos e aborda lugares comuns sobre a cidade Humorista faz piada de Guarujá, tem show cancelado e acusa prefeitura de censura - Imagem: reprodução / Youtube @Léo Lins

O humorista Léo Lins acusou a prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, de censurá-lo, após ele divulgar um vídeo com piadas sobre a cidade, em promoção de seu espetáculo, marcado para o próximo domingo (14) no Teatro Municipal Procópio Ferreira, controlado pela gestão municipal.

Neste domingo (7), em seu Instagram oficial, o artista contesta a versão da prefeitura de que há problemas na infraestrutura do local e relaciona o cancelamento às piadas, afirmando que foi censurado por causa delas.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp https://bit.ly/costanorteInforma2E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

“Ontem (sábado) postei um vídeo divulgando o show e fazendo piadas sobre a cidade. No mesmo dia entraram em contato com a minha produção e eles falaram comigo. E agora acabo de receber a notícia que o show foi cancelado no teatro municipal [sic]”, afirma Lins.

No vídeo de quatro minutos (assista abaixo), divulgado em seu Youtube, Lins satiriza politicos, atuando como candidato à prefeitura de Guarujá em plena campanha, enquanto faz piadas sobre segurança, corrupção e sujeira nas praias. O artista tem vídeos semelhantes sobre Santos (show em 5/11) e Peruíbe (show em 06/11), e outras cidades.

No vídeo sobre Guarujá, ele também dialoga com outro caso recente que repercutiu no litoral, quando a humorista Mhel Marrer chamou a população de Praia Grande de feia e suja e foi defenestrada nas redes sociais.

“Na praia do Forte dos Andradas, além do lixo, tem tanta gente feia que parece que o lixo levantou para fazer caminhada”, diz Lins em um trecho do vídeo.

A gravação, que recorre a um formato batido e à platitudes preconceituosas - dentre as quais referências às favelas de Guarujá de modo depreciativo - parece confeccionada sob medida para gerar polêmica e, com isso, impulsionar o espetáculo do artista.

Em comentário à própria denúncia, Lins conclama grandes veículos de imprensa a divulgarem o caso. “Folhadespaulo, Uoloficial, VejaSP,  tem uma prefeitura censurando um espetáculo, se tiverem interesse em fazer uma matéria", convida.

"Como sempre estão usando outra desculpa, que está com problema no gerador do teatro. Coincidentemente o problema veio exatamente após postar piadas com a prefeitura [sic]", sugere Lins.

Contatada*, a prefeitura de Guarujá repudiou as piadas do humorista, as quais classificou como "preconceituosas". "As informações no vídeo promocional veiculado pelo artista não condizem com a verdade e a realidade da cidade e do povo que a frequenta e que nela vive. O Município repudia e lamenta a visão míope e preconceituosa retratada no vídeo em questão", afirmou a prefeitura.

Saiba mais sobre a resposta da prefeitura aquiGuarujá repudia humorista Léo Lins e nega censura: “Visão míope e preconceituosa”

A prefeitura confirmou o cancelamento, mas negou que tenha censurado o artista. "Em vistorias de rotina, foram detectados problemas nas instalações elétricas do Teatro Municipal Procópio Ferreira, comprometendo e impossibilitando a realização de todo e qualquer evento em suas dependências, até que seja providenciada a devida manutenção", justificou-se, por meio de nota, a gestão municipal. 

Segundo informações da Funarte (Fundação Nacional de Artes), após permanecer com as portas fechadas por cerca de cinco anos, o teatro foi reinaugurado em abril de 2015, após reformas estruturais. Uma nota da prefeitura da época ostenta a reforma.

“O teatro agora tem dois elevadores, novas salas, novos vidros e caixilhos que mudaram sua fachada. O seu palco, sanitários, pisos, revestimentos e cobertura foram modernizados. Além disso, o Teatro ganhou novos sistemas de som, iluminação e ar-condicionado, novo sistema de combate a incêndio, completa acessibilidade tanto para a plateia quanto para os artistas”, afirmava o órgão

Contatada, a produção do artista Léo Lins não se manifestou sobre o episódio. No Instagram, ele afirmou que o espetáculo está mantido e que “busca outro local sem influência da prefeitura de Guarujá”. 

*Matéria atualizada às 17h15 com o posicionamento da prefeitura de Guarujá. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!