ESPERANÇA

Guarujá zera ocupação dos leitos de covid-19 por mais de uma semana

Secretaria Municipal de Saúde avalia que o resultado é reflexo da ampliação da cobertura vacinal na cidade

Da redação
Publicado em 29/03/2022, às 21h52 - Atualizado às 22h02

FacebookTwitterWhatsApp
Cidade bateu recorde na imunização de jovens com 135% imunizados com a primeira dose Leitos de UTI vazios Hospital sem ocupações nos leitos de UTI - covid-19 - Divulgação
Cidade bateu recorde na imunização de jovens com 135% imunizados com a primeira dose Leitos de UTI vazios Hospital sem ocupações nos leitos de UTI - covid-19 - Divulgação

Por oito dias consecutivos, os leitos públicos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria para casos de covid-19, em Guarujá, estão com a taxa de ocupação zerada. O registro mais recente de internação por coronavírus foi na enfermaria, no último dia 21 de março, por apenas um paciente. A prefeitura de Guarujá celebra a marca de zero pacientes por um considerável período, alcançada novamente neste mês. A diferença é que, na primeira semana de março, o percentual era específico para a ocupação da UTI.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ https://bit.ly/costainfolitoral3& receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

A Secretaria Municipal de Saúde pontua que a média de ocupação de leitos públicos de UTI para casos de covid-19 ao longo do mês foi de 9%. Já na enfermaria, 3%. A pasta identifica ainda que, por mais de 65% dos dias de março, a taxa de ocupação na UTI para casos de covid-19 foi totalmente zerada. Nos últimos oito dias, os leitos públicos para casos de covid-19, tanto de UTI quanto de enfermaria, permanecem vazios.

Em um comparativo com o início do ano, a realidade era diferente há dois meses. Em 29 de janeiro, por exemplo, a taxa de ocupação em leitos públicos de UTI para casos de covid-19 era de 87%. Já nos casos de pessoas infectadas por coronavírus internadas na enfermaria era de 67% e a ocupação média chegava a 74%. Nesta terça-feira (29), todos os percentuais permanecem a 0% pelo oitavo dia seguido.

Ocupação máxima

Há aproximadamente um ano, o município sofreu a alta na ocupação de leitos públicos por casos de covid-19. A maior taxa de internações foi em 2 e 3 de abril de 2021. No primeiro dia, havia 258 pacientes internados, sendo 69 em UTI e 189 na enfermaria. Já no segundo dia, foram 75 munícipes na UTI e 180 na enfermaria.

Ampliação da Cobertura Vacinal

A Secretaria Municipal de Saúde avalia que o resultado reflete as ações ininterruptas de enfrentamento durante os dois anos de pandemia, sobretudo a recente ampliação da cobertura vacinal na Cidade, com destaque para a população adulta e adolescente.

A pasta disponibiliza 20 postos de vacinação estrategicamente distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas) de Guarujá e Vicente de Carvalho. Neles, todas as faixas etárias podem receber as doses disponíveis de acordo com o calendário vacinal, de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas.

Até a noite da última segunda-feira (28), a Prefeitura de Guarujá vacinou 96% dos adultos com a primeira dose. Da população adulta vacinável, 90% prosseguiram com o ciclo vacinal na segunda dose e outros 48% receberam a terceira dose (reforço). A quarta dose, destinada aos idosos com 80 anos ou mais, teve início na semana passada e já atinge 10% do público-alvo inicial.

Cidade bate recorde na imunização de jovens

Guarujá bateu recorde na imunização dos adolescentes, na faixa etária dos 12 aos 17 anos, vacinando acima do que foi inicialmente estimado, com 135% imunizados com a primeira dose. A prefeitura ultrapassou a meta de adolescentes estipulada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a cidade, vacinando 35% a mais que o previsto. Paralelamente, 93% dos munícipes nessa faixa etária receberam a segunda dose.

Já o total de crianças de 5 a 11 anos com a primeira dose corresponde a 66%. O percentual contemplado com a segunda dose já ultrapassa 20%, totalizando 661.453 doses aplicadas entre todos os públicos.

Leia também:

Covid-19: São Paulo é o primeiro estado a atingir meta de vacinação

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!