SOLIDARIEDADE

Guarujá recolherá pessoas em situação de rua durante noites e madrugadas mais frias

Operação especial de busca ativa começa nesta terça-feira (27) por conta da chegada de uma forte frente fria. Equipe técnica vai atuar madrugada a dentro, buscando moradores de rua das 22 horas às 3 horas da manhã

Da redação
Publicado em 27/07/2021, às 16h11 - Atualizado às 17h14

FacebookTwitterWhatsApp
Guarujá recolherá pessoas em situação de rua durante noites e madrugadas mais frias - Imagem: Prefeitura de Guarujá
Guarujá recolherá pessoas em situação de rua durante noites e madrugadas mais frias - Imagem: Prefeitura de Guarujá

Meteorologistas alertam para a chegada de uma forte frente fria que avança sobre a região da Baixada Santista, pensando nisso, a prefeitura de Guarujá começa a colocar em prática, nesta terça-feira (27), uma operação que consiste na intensificação das abordagens sociais a pessoas em situação de rua.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) vai ampliar essa busca ativa com o intuito de oferecer acolhimento provisório. Para realizar a operação, a Sedeas vai reforçar o atendimento com o acréscimo de uma equipe técnica especializada que vai atuar madrugada a dentro, das 22 horas às 3 horas da manhã.

As equipes percorrerão os principais pontos da cidade, áreas estratégicas, além de verificar os chamados telefônicos que chegam via 153.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp https://bit.ly/costanorteinfolitoral4& receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Durante a abordagem, aqueles que aceitarem ajuda serão encaminhados à unidade de acolhimento José Calherani, também conhecido como Albergue Municipal na rua Manoel Otero Rodrigues, 389 bairro Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho.

Atualmente, a unidade tem capacidade para 40 pessoas, quantitativo que vai dobrar durante esta semana, para a operação especial. O horário noturno também foi ampliado, das 18 horas à meia-noite, e no período da manhã permanece das 8 às 18 horas.

A Abordagem Social às pessoas em situação de rua tem a finalidade de assegurar atendimento especializado, com a promoção de direitos e fortalecimento de vínculos.

Atendimento personalizado

A unidade oferta alimentação, vestuário, higienização e atendimento social, realizando estudo de cada caso e procedendo com os encaminhamentos necessários, sejam eles para área da saúde, documentação, entre outros.

Além disso, com a intenção de construir um processo de saída definitiva das ruas, é disponibilizada a opção do recâmbio, com o custeio de passagens rodoviárias para quem tem família fora do município. A população pode solicitar o Serviço de Abordagem Social pelo telefone (13) 3384-2756.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!