No projeto, estão previstos Unidade Básica de Saúde de grande porte, creche pró-infância tipo 2, centro de convivência para cursos, área de lazer para crianças e adultos, entre outros
A Prefeitura de Guarujá receberá mais de R$ 20 milhões, do Governo Federal, para construir um complexo de equipamentos urbanos no Conjunto Habitacional Parque da Montanha, na Vila Edna. Nesta quinta-feira (9), foi aprovado pelo Ministério das Cidades o projeto apresentado pela Secretaria Municipal de Planejamento.
Entre as novidades para o local, estão previstos a construção de uma Unidade Básica de Saúde no atual modelo da que já existe na Vila Baiana e uma creche para pró-infância tipo 2, com capacidade de atendimento para até 188 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), ou 94 crianças em período integral.
O Parque da Montanha contempla 574 unidades só na primeira fase. O empreendimento integra o Projeto Favela Porto Cidade, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 1.
Agora, no projeto apresentado pela Secretaria de Planejamento (Seplan) de Guarujá, estão previstos diversos equipamentos a fim de ofertar qualidade de vida aos moradores. Ou seja, além de proporcionar moradia digna e segura para centenas de famílias, a intenção agora é oferecer também lazer e infraestrutura para garantir desenvolvimento com justiça social.
Segundo a titular da pasta, Polliana Iamonti, o objetivo principal é levar dignidade para as famílias beneficiadas, todas moradoras de áreas carentes ou de risco. “A população merece mais qualidade ambiental e visual do conjunto. Para isso, nossa equipe pensou em um complexo com uma ampla oferta, incluindo elementos para melhoria da Saúde, Educação, Lazer e capacitação de todos”, explica ela.
A construção do projeto é um pleito que vem desde 2020, uma proposta construída junto com a Secretaria de Habitação, após uma visita do prefeito ao local. “Ao interagir no Parque da Montanha, o prefeito nos pediu que fosse desenvolvido um projeto social e urbanístico especialmente para a região, a fim de contemplar essas pessoas”, comenta Polliana.
Ainda serão construídas duas áreas de lazer com playground, praça de ginástica com equipamentos ao ar livre, centro de convivência para cursos diversos para todas as idades, área de vivência com pergolados e bancos e espaços para hortas.
O Parque da Montanha também será contemplado com uma praça de esportes com quadra poliesportiva e pista de skate, área de sombra vegetal e projeto de paisagismo. Futuramente, a secretária adianta que a intenção é construir um terminal de ônibus para interligação dos equipamentos ao bairro do Morrinhos.
Com a aprovação dos projetos, a Prefeitura de Guarujá formalizará as peças técnicas para o Governo Federal, fará os trâmites administrativos, licitará a obra e, então, terá liberado o valor de mais de R$ 20 milhões.
Comentários