Guarujá prepara início das obras da Perimetral

Costa Norte
Publicado em 22/07/2011, às 13h12 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h20

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Guarujá está prestes a dar adeus a sua principal cicatriz urbana. Trata-se do tráfego de veículos pesados em direção ao Porto, que acontece hoje exclusivamente pela da rua Idalino Pinez, a popular Rua do Adubo, e afeta por consequência as ruas do Jardim Boa Esperança, Conceiçãozinha e Vila Áurea. Mas está prestes a começar a construção da Avenida, uma obra que, em sua 1ª etapa, segregará o tráfego pesado do tráfego de veículos urbanos na avenida Santos Dumont, com o surgimento de 5 pistas expressas, isoladas e exclusivas para atender a demanda do Porto de Guarujá.

Via expressa Na 2ª etapa da obra, o município ganhará uma via expressa, ligando a rodovia Cônego Domênico Rangoni (Piaçaguera) à Avenida Perimetral do Guarujá, passando sobre a av. Santos Dumont. Esta via expressa deverá ser construída paralela a rua Waldomiro Macário, em área desabitada e desimpedida. A construção desta via, segundo o secretário municipal de Desenvolvimento e Gestão Urbana, Duíno Verri Fernandes, visa disciplinar e ordenar o tráfego de veículos para que o movimento do Porto não atrapalhe a área urbana. “Estudamos junto com a Codesp a construção desta via expressa por entender que o tráfego pesado tem de ser disciplinado e segregado, para não causar transtornos à população e para o trânsito urbano, como seria com o antigo projeto”, disse.

Projeto discutido Fernandes ressaltou que “o projeto da Avenida Perimetral foi discutido entre a prefeitura e a Codesp, com o objetivo de não penalizar a população da cidade com tráfego pesado em direção ao Porto. Neste sentido, a prefeita Antonieta propôs que o trânsito pesado fosse segregado do urbano e garantiu que o leito carroçável da av. Santos Dumont fosse exclusivo para o tráfego leve e a Rua do Adubo volte a ser residencial”.

Saiba mais - A construção da Avenida Perimetral de Guarujá será de responsabilidade da empresa Constran S.A., vencedora da licitação feita pela Secretaria Especial de Portos da presidência da República.

- Os canteiros da empresa serão instalados em área próxima a Local Frio S.A., nos próximos dias.

- A Constran S.A. terá 18 meses para concluir as obras e entregar a Avenida Perimetral à população guarujaense.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!