DUAS EM UMA

Guarujá: Praia do Iporanga oferece mar tranquilo e cachoeira num só lugar

De acesso restrito e cercada pela Mata Atlântica, essa praia da cidade da Baixada Santista faz a alegria de muitas famílias

Da redação
Publicado em 19/11/2021, às 08h36 - Atualizado em 15/02/2023, às 12h13

FacebookTwitterWhatsApp
Vista aérea da praia das Conchas e da praia do Iporanga (2005), Guarujá, litoral de São Paulo - Pedro Rezende
Vista aérea da praia das Conchas e da praia do Iporanga (2005), Guarujá, litoral de São Paulo - Pedro Rezende

Na dúvida entre ir para uma praia tranquila ou para algum lugar com natureza exuberante e cachoeira? Bem, não é necessário ficar dividido entre esses dois destinos em Guarujá, no litoral de SP, pois a cidade conta com um lugar que une ambos os atrativos: a praia do Iporanga. Quer saber todas as informações sobre como chegar, acessar e curtir essa bela praia da cidade da Baixada Santista? Então, siga com a gente neste roteiro!

Como chegar na praia do Iporanga

Localizada dentro do condomínio residencial de alto padrão de mesmo nome, a Praia do Iporanga tem acesso restrito e também fica bem próxima da também famosa Praia das Conchas.

Primeiro, vamos explicar como chegar até o Guarujá: para quem sai da cidade de São Paulo pelo Sistema Anchieta-Imigrantes, é só acessar a rodovia Cônego Domênico Rangoni, antiga Piaçaguera-Guarujá, quando chegar na Baixada Santista. Dá pouco menos de 100 km este percurso. 

Para quem está na cidade de Santos, a travessia de balsa entre os dois municípios, na altura da Ponta da Praia, é o caminho mais fácil. Já para quem sai de Bertioga, há também a opção de travessia de balsa entre as duas cidades.

Veja também:

Se você decidir usar o serviço de balsas, não deixe de acessar o site do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo. Lá tem informações bem úteis sobre como andam as travessias. Ou ainda o Portal Costa Norte que também tem informações importantes sobre as travessias de balsa no litoral paulista. O Condomínio Iporanga fica no quilômetro 17,5 da via que liga o Guarujá a Bertioga. 

Como entrar na praia do Iporanga?

Por ser de acesso restrito, é necessário chegar bem cedo à praia do Iporanga, pois não há tantas vagas de estacionamento. Ao chegar, todos os passageiros do veículo devem fornecer o RG na portaria e informar que desejam visitar a praia do Iporanga. Não é cobrada nenhuma taxa de entrada, importante frisar.

E se você está se perguntando a que horas pode entrar na praia do Iporanga, anota aí: a entrada de visitantes só é permitida entre às 7h da manhã e 18h. Logo, não é uma praia para ir à noite. 

Como é e o que fazer na praia do Iporanga

A praia do Iporanga tem por volta de 800 metros de extensão. A areia é fina e o mar é bem tranquilo com poucas ondas e água cristalina, o que faz com que seja uma ótima praia para ir com a criançada. 

Emoldurada pela exuberância da Mata Atlântica, a praia do Iporanga conta com um atrativo natural pra lá de especial: uma pequena cachoeira se forma no encontro do rio com o mar. Há um pequeno caminho com corrimão que leva até a Cachoeira do Iporanga e ela também forma uma piscina natural. E é possível, sim, tomar um refrescante banho de cachoeira. Quer coisa melhor do que, no mesmo dia, se banhar com a água doce e a salgada? Só tome cuidado com as pedras escorregadias, hein?

Não deixe de dar também uma bela caminhada na areia curtindo o lindo visual. Já para quem gosta de atividades na água, o mar calmo convida para a prática de stand up paddle.

Para curtir o dia na praia do Iporanga sem problemas é bom lembrar que, por ficar dentro de um condomínio residencial fechado, ela não conta com quiosques, bares, restaurantes, pousadas nem a presença de vendedores ambulantes. Só há banheiros. Então, leve tudo que for precisar durante a sua permanência por lá, como comidas, bebidas e itens como protetor solar e repelente, principalmente se for com as crianças. 

E o lembrete mais importante de todos: é lógico que em toda praia devemos ter a consciência de recolher todo o lixo que produzimos e não deixar nada para trás. Entretanto, em locais como a praia do Iporanga, esta prática deve ser seguida à risca por se tratar de uma área de preservação ambiental. Sendo assim, quando for arrumar a bagagem para passar o dia por lá, separe sacolinhas, recolha tudo e leve com você os resíduos produzidos. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!