Guarujá inicia atividade do Índice Breteau

Costa Norte
Publicado em 14/07/2012, às 06h29 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h45

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte
Entre as atividades, estão as visitas às residências

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Guarujá, recentemente, iniciou a atividade do IB (Índice de Breteau), onde é realizada a coleta de amostras de criadouros do mosquito Aedes aegypt e encaminhada para avaliação. A medida é realizada três vezes ao ano e tem o objetivo de identificar o local de maior incidência para direcionar melhor o trabalho. Além disso, as vistorias já frequentes seguem no combate ao mosquito.

Entre as atividades, estão as visitas às residências (casa a casa), e vistorias em imóveis especiais, como escolas, supermercados e hotéis; palestras e distribuição de material de divulgação pela equipe de IEC (Informação, Educação e Comunicação).

Dengue Móvel

A vistoria de casa a casa é acompanhada do veículo com equipamento de som (Dengue Móvel). E as previsões de atividades nos bairros podem ser alteradas conforme a demanda de notificações de casos suspeitos. As atividades são realizadas pelos agentes de Controle de Endemias, com exceção do Casa a Casa Pacs, que é realizado pelos agentes comunitários de saúde de suas respectivas áreas.

Larvicida

A retirada de criadouro com aplicação de larvicida é feita próximo a locais em que há casos de suspeita de dengue (bloqueio). Já as atividades de nebulização e bloqueio somente são realizadas na ocorrência de casos suspeitos e/ou confirmados.

Denúncias

O órgão disponibiliza também telefones de atendimento para os munícipes denunciarem casos de suspeitas de focos de criadouros do mosquito na sua região. O morador deve ligar no Disque Dengue (0800-779 800) ou no controle de Combate a Endemias (3341-8226), ou ainda escrever para o email: [email protected] .

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!