CULTURA

Guarujá: Exposição gratuita sobre Santos Dumont começa nesta quarta

Mostra vai até 31 de julho, com visitação das 10 às 17h. Principal atração é carro fúnebre que transportou corpo do aviador, que se suicidou em hotel na praia de Pitangueiras, há 90 anos

Da redação
Publicado em 30/05/2022, às 14h48 - Atualizado às 15h05

FacebookTwitterWhatsApp
Carro fúnebre que transportou corpo do aviador é principal objeto da mostra Guarujá: exposição gratuita sobre Santos Dumont começa nesta quarta Carro fúnebre antigo - Imagem: Divulgação / Prefeitura de Guarujá
Carro fúnebre que transportou corpo do aviador é principal objeto da mostra Guarujá: exposição gratuita sobre Santos Dumont começa nesta quarta Carro fúnebre antigo - Imagem: Divulgação / Prefeitura de Guarujá

Começa nesta quarta (1º), em Guarujá, no litoral de SP,  uma exposição gratuita sobre a vida e obras de Alberto Santos Dumont, o ‘pai da Aviação’. A mostra, produzida pela pasta de Cultura da cidade, será realizada no terminal de passageiros Ferry Boat 's Plaza, na Vila Lígia.

Segundo a gestão municipal, a exposição vai até 31 de julho, com visitação das 10 às 17 horas. Inspirada no livro “O Sonho de Voar – 300 anos de História”, de Ruy Sodré, a exibição tem cerca de 20 cartazes que fazem um apanhado histórico da trajetória de Dumont desde os primeiros balões até a conquista da navegação aérea e o uso dos aviões.

O destaque da exposição, que deve receber palestras e visitação escolar, é o Chevrolet Ramona preto fabricado em 1929. O carro fúnebre transportou o corpo de Santos Dumont, que morreu em Guarujá. O veículo retornou à cidade no último dia 19, após uma restauração patrocinada pelo Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos.

Santos Dumont passou seus últimos dias de vida em Guarujá. O mineiro faleceu na cidade em  23 de julho de 1932, data em que se suicidou no Grand Hotel La Plage, mesmo local onde hoje fica o Shopping La Plage, na Praia de Pitangueiras.

Após a morte do pioneiro da aviação, o cortejo passou pela Avenida Puglisi, seguindo até a travessia de balsas entre Guarujá e Santos. De lá, seguiu em direção a São Paulo, e depois para o Rio de Janeiro, onde Dumont foi sepultado.

Astrônomo amador, inventor, projetista, balonista e aviador, Santos Dumont construiu e voou nos primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina, inaugurando a era dos voos controlados a partir de 1901, feito que o tornou uma das pessoas mais famosas do mundo no início do século XX.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!