MEIO AMBIENTE

Guarujá conquista selo de Cidade Árvore do Mundo pela segunda vez

Município aguarda a data da cerimônia de premiação oficial do título concedido pelo programa Tree Cities of the World

Redação
Publicado em 12/02/2024, às 16h56 - Atualizado às 17h02

FacebookTwitterWhatsApp
Iniciativa avalia investimentos em plantio, poda, remoção e aquisição de insumos e equipamentos - Crédito: Diego Marchi
Iniciativa avalia investimentos em plantio, poda, remoção e aquisição de insumos e equipamentos - Crédito: Diego Marchi

Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de Guarujá, no litoral de São Paulo, conquistou o selo de Cidade Árvore do Mundo. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU) e Fundação Arbor Day concedem o título por meio do programa Tree Cities of the World. Agora, o município aguarda a data da cerimônia de premiação oficial. 

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), responsável pelo cuidado direto das áreas verdes, a transparência foi fundamental para manter a certificação. Isso porque, a iniciativa avalia investimentos em plantio, poda, remoção e equipes de trabalho, além da aquisição de insumos e equipamentos. O selo é fruto de diversas políticas públicas em arborização. 

Em 2023, Guarujá e o distrito de Vicente de Carvalho receberam quase mil novas árvores, e um avanço significativo no mapeamento da floresta urbana. Atualmente, já são 15.729 exemplares arbóreos cadastrados no aplicativo ArBio, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT/SP), que é alimentado em parceria com acadêmicos da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente de Guarujá, Ricardo de Sousa, a meta é continuar superando os cinco requisitos do programa. “O engajamento do poder público, em parceria com a população, tem rendido gerações mais conscientes e responsáveis pela preservação ambiental. Sempre envolvemos a cidade em projetos e formações educativas. Um dos nossos focos, este ano, é criar o Plano Municipal de Arborização Urbana”, afirma o secretário. 

Conheça os cinco requisitos

Para serem reconhecidas, é necessário que as cidades participantes atendam a cinco requisitos essenciais, no compromisso de cuidar de suas árvores e florestas: estrutura organizacional; corpo legal; dados censitários; recursos financeiros e atividades de celebração. Com isso, a região ganha em estabilidade climática, conforto ambiental, qualidade do ar e saúde.

Tree Cities of the World

O Tree Cities of the World é um programa internacional liderado pela Fundação Arbor Day e pela Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO/ONU). A iniciativa, lançada em 2019, atua no reconhecimento de cidades comprometidas em garantir que suas florestas urbanas sejam adequadamente mantidas e gerenciadas de forma sustentável.

Atualmente, mais de 21 países, como os Estados Unidos, França, México, Peru, Itália, Colômbia e Índia integram o programa. No Brasil, além de Guarujá, cidades como São Paulo, Maringá, Hortolândia e Campo Grande também participam. Todos os membros compartilham e adotam abordagens bem-sucedidas para o manejo do verde urbano, elevando a qualidade de vida da população.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!