NOVO AEROPORTO

Guarujá assina ordem de serviço para obras do aeroporto na terça-feira (27)

Após articulação em Brasília, prefeitura formaliza autorização para início das intervenções; investimento é de R$ 19 milhões

Redação
Publicado em 24/02/2024, às 11h00 - Atualizado às 14h00

FacebookTwitterWhatsApp
Na prática, documento permite ao município autorizar o início das obras da primeira fase, já licitadas - Divulgação/prefeitura de Guarujá
Na prática, documento permite ao município autorizar o início das obras da primeira fase, já licitadas - Divulgação/prefeitura de Guarujá

A prefeitura de Guarujá realizará a assinatura da ordem de serviço, para o início das obras da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, na próxima terça-feira (27), às 10 horas. O evento ocorrerá no paço municipal Moacir dos Santos Filho, com a presença do prefeito Válter Suman e do secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Adilson de Jesus, que divulgarão o cronograma das intervenções.

A concretização desse processo foi viabilizada após articulações do prefeito Suman, em Brasília, que resultou na assinatura de uma portaria conjunta entre o Comando da Aeronáutica (Comaer) e a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), ocorrida na sexta-feira (23). O documento é fundamental para que o município possa autorizar o início das obras, uma vez que a Base Aérea é uma área militar.

A portaria, assinada pelo chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Sergio Roberto de Almeida, já está disponível no Sistema Eletrônico de Informações – SEI, mantido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Após a formalização da ordem de serviço, o prefeito Suman receberá o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio da Costa Filho, para uma vistoria técnica na Base Aérea, em Vicente de Carvalho, na qual os trabalhos serão desenvolvidos. A data será definida entre ministério e prefeitura.

As obras da primeira fase contemplam a reforma e adequação da pista de pouso e decolagem, com previsão de início na primeira quinzena de março. Além disso, incluem intervenções nas pistas de táxi A, B e C; faixa de pista; sistema de drenagem; implantação de cerca operacional; barreiras de proteção de fauna e via interna de serviço no aeroporto.

O projeto global do aeroporto compreende quatro fases, das quais a primeira custeada pela Terracom Construções Ltda., vencedora do processo licitatório. O investimento de R$ 19 milhões é proveniente do governo federal.

Após a conclusão da primeira fase, seguirá a implantação do terminal de passageiros, possibilitando pousos e decolagens de aeronaves para até 72 passageiros. O secretário municipal de Infraestrutura e Obras estima a conclusão dessa etapa até o segundo semestre deste ano, com o projeto do terminal de passageiros avançando simultaneamente.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!