ATENÇÃO

Guarujá alerta para data limite de vacinação contra poliomielite; confira

Ao todo, são 20 postos disponíveis no município; campanha de multivacinação termina no mesmo dia

Da redação
Publicado em 26/10/2022, às 17h24 - Atualizado às 17h29

FacebookTwitterWhatsApp
Familiares devem levar a caderneta de vacinação da criança para que profissionais de saúde avaliem se há vacinas que não foram administradas ou doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal do jovem Criança tomando vacina Profissional - Divulgação
Familiares devem levar a caderneta de vacinação da criança para que profissionais de saúde avaliem se há vacinas que não foram administradas ou doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal do jovem Criança tomando vacina Profissional - Divulgação

Em Guarujá, a campanha de vacinação contra a poliomielite e a multivacinação termina nesta sexta-feira (28). A imunização, que havia sido prorrogada até o próximo dia 31 (segunda-feira), precisou ser antecipada na cidade. A iniciativa ocorreu em virtude do decreto nº 15.179 publicado na edição desta quarta-feira (26), no Diário Oficial do Município; a medida alterou o ponto facultativo do Dia do Servidor Público, que seria neste dia 28, para segunda-feira (31). 

Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde alerta pais, mães ou responsáveis que levem suas crianças a um dos 20 postos de vacinação disponíveis no município. O público-alvo de Guarujá é composto por 18.450 crianças na faixa etária de um a quatro anos. 

Leia também: Prefeitura de Guarujá divulga novo local de atendimento do Poupatempo

Todas deverão ser imunizadas com a Vacina Oral Poliomielite (VOP) apenas se já receberam as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP), enquanto as menores de um ano de idade (até 11 meses e 29 dias) serão vacinadas com a VIP. Este público deve ser imunizado conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário. 

É necessário que os familiares levem a caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde avaliem se há vacinas que não foram administradas ou doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal. 

Estratégia do Ministério da Saúde

Já a multivacinação é uma estratégia do Ministério da Saúde para atualizar a situação vacinal dos bebês menores de um ano e crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).

A Secretaria de Saúde de Guarujá disponibiliza 20 postos de vacinação, instalados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas). A imunização é de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas.

Postos de vacinação:

1 – Usafa Jardim dos Pássaros – Rua Rouxinol, 25;

2 – Usafa Vila Rã – Rua Maria Geralda Valadão, 1.114;

3 – Usafa Santa Rosa – Rua Manoel da Cruz Michael, 387;

4 – UBS Morrinhos – Praça do Comércio, s/nº;

5 – UBS Pae Cará – Avenida São João, 155;

6 – Usafa Vila Edna – Av. Prefeito Raphael Vitiello, s/nº.

7 – Usafa Vila Zilda – Rua Paulo Agostinho Silva, s/nº;

8 – Usafa Perequê – Rua Rio Branco, 235;

9 – Usafa Santa Cruz dos Navegantes – Rua Antônio Pinto Rodrigues, s/nº;

10 – Usafa Jardim Boa Esperança – Av. Adriano Dias dos Santos, 533;

11 –  Usafa Vila Áurea – Rua Francisco de Castro, s/n°;

12 – UBS Pernambuco – Rua Samambaia, s/nº;

13 – UBS Vila Baiana – Rua Vereador Orlando Falcão, 172;

14 – Usafa Cidade Atlântica – Rua Uruguai, 3.000;

15 – Usafa Jardim Brasil – Rua Poeta Alberto de Oliveira, s/nº;

16 – Usafa Jardim Conceiçãozinha – Av. Bento Pedro da Costa, s/nº;

17 – Usafa Jardim Las Palmas – Rua José Alves de Oliveira, s/nº;

18 – Usafa Jardim Progresso – Rua Josefa Hermínia Caldas, s/nº;

19 – Usafa Sítio Conceiçãozinha – Rua Santo Antônio, 117;

20 – UBS Vila Alice – O atendimento da Unidade está, provisoriamente, durante a reforma estrutural do imóvel, sendo realizado no Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas – Caps AD II, na Rua Josefa Hermínia Caldas, 470 – Jardim Progresso.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!