Para garantir atendimento de qualidade e a geração de empregos em Guarujá antes, durante e após a realização da Copa do Mundo de 2014, momento em que o município poderá hospedar e servir de centro de treinamento para uma seleção internacional, a prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, adere ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O objetivo do governo federal com o programa é ampliar as ofertas de cursos de educação profissional e tecnologia. “A vantagem do Pronatec é proporcionar qualificações já buscadas pelo público, mas sem custo, tanto para quem já trabalha na área quanto para quem pretende ingressar e estar preparado até 2014”, explicou o coordenador do Núcleo de Projetos Especiais para Assuntos de Copa do Mundo Edson dos Santos. Os cursos estão divididos em três tipos para alcançar a maioria da população: Pronatec Empresa, Pronatec Copa e Pronatec Social. O Pronatec Empresa tem o objetivo de avaliar as necessidades das empresas que já trabalham na área de turismo e hotelaria e aprimorá-las. Este seguimento não é aberto para funcionários públicos, exceto a Guarda Civil Municipal, pela necessidade da aprendizagem de línguas para a comunicação com os turistas. O Pronatec Copa oferecerá até 21 cursos. Atualmente, estão disponíveis os de recepcionista em meios de hospedagem; organizador de eventos; garçom; camareira em meios de hospedagem e auxiliar de cozinha. Além disso, há o Pronatec Copa Social, que foca na aprendizagem de jovens na faixa etária entre 16 a 21 anos, tendo como parceiro o Serviço Social da Indústria (Sesi). Neste caso, o projeto é desenvolvido pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Serviço Inscrições e mais informações na Secretaria de Turismo (avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 723, centro) ou pelo telefone (13) 3344-4600.
Reunião Para envolver mais pessoas e criar grupos de trabalho com vistas à possível recepção de seleção durante a disputa do Mundial no próximo ano, o Núcleo de Projetos Especiais – Copa do Mundo reuniu-se, na última semana, com membros da Associação da Orla, Associação Empresarial e Comercial, Câmara de Dirigentes Lojistas, Conselho Municipal de Turismo e do Guarujá Convention & Visitors Bureau (GC&VB), dentre outros representantes do ramo hoteleiro e do comércio. O encontro teve como objetivo alinhar novos cursos de capacitação para os moradores da cidade.
Qualificada Guarujá, cidade candidata a Centro de Treinamento de Seleções da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, já recebeu a visita de delegações de oito países da América do Norte, Europa e Ásia. A cidade está qualificada pela Fifa com um centro de treinamento (Estádio Municipal Antônio Fernandes) e com um hotel (Casa Grande Hotel Resort & SPA).
No aguardo A decisão da seleção acerca da escolha de Guarujá como sua base no Brasil durante o Mundial sai, somente, em dezembro, quando ocorre o sorteio das chaves para a disputa da Copa.
Comentários