Por Antonio Pereira
Evento aconteceu nas instalações da Base Aérea de SantosApós anos de tentativas, o aeroporto utilizado pela Base Aérea de Santos, em Guarujá, está mais próximo de operar com voos comerciais para todo o Brasil. Na manhã de terça-feira (3) foi assinado documento que transfere o equipamento para o município e autoriza os estudos de impacto ambiental para a construção do futuro Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá. O evento, na própria Base Aérea, , no distrito de Vicente de Carvalho, contou com a presença do vice-presidente da República Michel Temer, o ministro da Secretaria da Aviação Civil (SAC) Wellington Moreira Franco, a prefeita Maria Antonieta de Brito e o comandante da Aeronáutica Januti Saito, entre outras autoridades federais, estaduais e regionais. Para o ministro da SAC, o aeroporto de Guarujá significa um robusto crescimento econômico. “Nós estamos em uma das regiões mais ricas do país, portanto, se tivermos o privilégio de ter uma boa estrutura aeroportuária ao lado de uma estrutura portuária e rodoviária eficaz e grande teremos um crescimento assegurado”, afirmou Moreira Franco, ressaltando a importância não só nos terminais de passageiros, mas também nos de carga. Segundo o vice-presidente da República, a instalação em Guarujá é um dos principais projetos de aeroportos regionais do país. “Agora está assinado e o aeroporto sairá do papel”, disse Temer. Conforme estudos realizados pela prefeitura, a expectativa é que o aeroporto, orçado em R$ 80 milhões, atenda cerca de 500 mil passageiros por ano, numa média de 17 voos diários. A previsão de conclusão das obras é para 2015, ou seja, após a Copa do mundo, mas os governos federal e municipal têm interesse que o espaço opere a serviço das delegações que se hospedarem na região. “A princípio, pensamos em utilizar esse aeroporto exclusivamente para as seleções da Suíça e México que, respectivamente, ficarão em Guarujá e Santos, mas estamos aguardando uma definição da Fifa”, afirmou a prefeita de Guarujá.
Empresas Sem revelar nomes, a prefeita Antonieta afirmou que algumas empresas já demonstraram interesse em operar no aeroporto, porém, isso só será discutido em uma fase futura, provavelmente após a licitação para a concessão do aeroporto. “Nos próximos meses será lançado um edital para a disputa do processo licitatório e só depois disso começaremos a avaliar as propostas tanto para a concessão quanto para as empresas que pretendem operar.” Em agosto do ano passado, a holding Azul Trip S/A, uma fusão entre a Azul Linha Aéreas e a Trip Linhas Aéreas, detentora dos grupos Capriolli e Águia Branca, já havia demonstrado interesse em operar no local. A viação conta uma frota de 60 aeronaves e atende 88 cidades em todas as regiões brasileiras.
Próximos passos A partir do recebimento da outorga, o município tratará dos estudos ambientais (EIA/Rima) necessários para a implantação do empreendimento e, paralelamente, a prefeitura deverá, num prazo de até 150 dias, disponibilizar à SAC, o modelo pretendido de concessão à iniciativa privada. Após essas duas etapas serem concluídas, já será possível iniciar o processo licitatório de concessão junto ao mercado. O aeroporto, que será construído em uma área de 280 mil metros quadrados da Base Aérea de Santos, aproveitará a pista de 1.390 metros já existente, mas serão necessários investimentos na reforma da pista, construção do pátio de aeronaves e terminal de passageiros, estacionamento, vias de acesso, além dos equipamentos relacionados à atividade aeroportuária. A previsão é que a edificação, que será de responsabilidade da iniciativa privada, seja de infraestrutura modular, o que garante a agilidade na construção.
PAC R$ 50 bilhões Ainda durante a visita, o vice-presidente da República reiterou a inclusão dos nove municípios da Baixada Santista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana. Os prefeitos já estão finalizando os projetos e, a partir de agora, o governo federal definirá as prioridades. O PAC Mobilidade Urbana prevê R$ 50 bilhões a serem disponibilizados para obras de melhoria de mobilidade urbana nos estados e municípios com mais de 700 mil habitantes. A Baixada foi inclusa no programa após reivindicação dos prefeitos, por meio do deputado federal Beto Mansur (PP-SP).
Aeroporto de Guarujá em números: Previsão de voos diários: 17 Capacidade de passageiros/ano: 500 mil Extensão da pista: 1.390 metros (futuramente terá 1.600 metros) Área total do Núcleo de Base Aérea: 2 milhões e 800 mil m² Área onde será construído o aeroporto: 274.866,92 m2 Geração de empregos: 500 para a construção, e 1.000 empregos – entre diretos e indiretos – na futura operação Fonte: prefeitura de Guarujá
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