RESGATE

Golfinho ameaçado de extinção é resgatado no Guarujá (SP) | VÍDEO

Toninha foi encontrada com vida, emalhada em um petrecho de pesca e com diversas lesões

Da redação
Publicado em 15/12/2022, às 09h59 - Atualizado às 11h01

FacebookTwitterWhatsApp
Toninha foi encontrada com vida, emalhada em um petrecho de pesca e com diversas lesões Resgate de Toninha - Divulgação Gremar
Toninha foi encontrada com vida, emalhada em um petrecho de pesca e com diversas lesões Resgate de Toninha - Divulgação Gremar

Um golfinho da espécie Pontoporia blainvillei, popularmente conhecido como toninha, foi encontrado com vida, emalhado em um petrecho de pesca e com diversas lesões na Praia da Enseada no Guarujá, litoral de São Paulo.

𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial

Segundo o Instituto Gremar, uma equipe do instituto fez o resgate na tarde de terça-feira passada (13). O golinho é um macho juvenil de aproximadamente 96cm de comprimento e pesa cerca de 10 kg. 

O golfinho foi resgatado próximo ao Morro do Maluf e recebeu o primeiro atendimento no próprio local. Por conta da interação com o artefato de pesca, o animal possuía uma série de lacerações principalmente no rosto e nas nadadeiras dorsal, caudal e peitorais.

Veja o vídeo

O Gremar ressalta que a toninha é a espécie de golfinho mais ameaçada de extinção no Brasil – e a captura acidental por redes de pesca é um dos fatores que mais impacta esta condição.

Apesar do quadro delicado, por volta das 16h a equipe conseguiu estabilizar o animal e transportá-lo até o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos no mesmo município. Ele já passou por exames mais detalhados e segue sob cuidados intensivos em tempo integral. Seu prognóstico ainda é reservado.

Mais sobre a espécie

Da ordem dos cetáceos, a toninha é uma das menores espécies de golfinhos do mundo e ocorre apenas na América do Sul entre o Espírito Santo no Brasil e o Golfo San Matias na Argentina.

Além disso, está criticamente em perigo, segundo a Lista Oficial das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, sendo considerada a mais ameaçada do Brasil entre os golfinhos.

As fêmeas têm apenas um filhote a cada um ou dois anos e a gestação dura aproximadamente 11 meses, o que é considerado um longo período quando se trata de recuperar as populações.

A luta pela conservação das toninhas, portanto, está longe de acabar. Para isso, também é necessário conhecimento e conscientização da população sobre os riscos que essa espécie de cetáceo está passando e de como sua possível extinção traria grandes prejuízos ao ecossistema marinho.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Também é essencial que prossigam as pesquisas para que as atividades antrópicas (realizadas por humanos) sejam cada vez mais devidamente ordenadas e regulamentadas.

Leia também:Grupo de golfinhos-pintados é visto em Bertioga; ASSISTA

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!