SUSTO

GBMar reanima rapaz com parada cardiorrespiratória em Guarujá | VÍDEO

Turista de 21 anos foi resgatado com grau de afogamento seis; mais três pessoas foram arrastadas pela corrente de retorno responsável pelo acidente

Rebeca Freitas
Publicado em 28/01/2024, às 19h17 - Atualizado em 29/01/2024, às 08h28

FacebookTwitterWhatsApp
Vítima recebeu manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) - Divulgação/GBMar
Vítima recebeu manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) - Divulgação/GBMar

No sábado (27), por volta das 12h40, dois guarda-vidas faziam patrulhamento preventivo nas praias de Guarujá, quando testemunharam quatro pessoas sendo arrastadas por uma corrente de retorno na Enseada. O GV Libório conseguiu resgatar duas vítimas sem grau de afogamento. Um bote de salvamento, comandado por dois bombeiros marítimos, também em patrulhamento na região, avistou o sinal de socorro dos guarda-vidas e se aproximou rapidamente.

Ao chegar, encontraram o segundo GV, Gustavo, com mais duas vítimas: uma mulher, sem sinais de afogamento, e um homem em estado grave, classificado como grau seis de afogamento, ou seja, em parada cardiorrespiratória. As vítimas foram colocadas no interior do bote no qual foram iniciadas manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) no rapaz.

Mesmo em alto-mar, os procedimentos de RCP foram mantidos até a chegada à areia, onde a equipe continuou os esforços até que o homem, identificado como Mateus, de 21 anos, morador de Mauá, recuperasse a respiração e os batimentos cardíacos. Após o resgate bem-sucedido, Mateus foi transportado para a UPA Enseada, onde recebeu atendimento médico.

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!