FURTO DE ENERGIA

Gato: empresários são presos por furto de energia elétrica em Guarujá (SP)

Oito pessoas foram presas pelo crime de furto em ação da Polícia Civil e da Elecktro; volume de energia recuperado na ação seria capaz de abastecer 10 mil casas durante um mês

Da redação
Publicado em 16/09/2022, às 16h43 - Atualizado às 17h16

FacebookTwitterWhatsApp
Ao total cerca de oito pessoas foram presas pelo crime de furto em ação da Polícia Civil e Elecktro Furto de energia em Guarujá - Divulgação Polícia Civil
Ao total cerca de oito pessoas foram presas pelo crime de furto em ação da Polícia Civil e Elecktro Furto de energia em Guarujá - Divulgação Polícia Civil

A Neoenergia Elektro, em conjunto com a Polícia Civil, identificou e removeu 10 ligações clandestinas de energia em comércios localizados no bairro Areião em Guarujá. A operação teve início na terça-feira (13) e foi concluída ontem (15) com a prisão de oito pessoas.

De acordo com a Polícia Civil, foram revistados quatro estabelecimentos comerciais (restaurante, conveniência, mercado e padaria) e os peritos criminais constataram as ligações elétricas ilícitas conhecidas como "gato". 

Entre as oito pessoas detidas haviam quatro empresários donos dos comércios vistoriados. Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Sede, prestaram depoimento e todos os autuados obtiveram liberdade cautelar após cada um pagar a fiança de R$ 1.300. 

Ligações irregulares são realizadas sem seguir os padrões de segurança, oferecendo risco à comunidade e ao fornecimento de energia da região, diz Elecktro Furto de energia em Guarujá (Divulgação Polícia Civil)

Em nota enviada ao Portal Costa Norte, a Neoenergia Elecktro informou que o volume de energia recuperada seria capaz de abastecer 10 mil casas durante um mês e ressaltou ainda que as ligações irregulares, como as encontradas na ação, são realizadas sem seguir os padrões de segurança, oferecendo risco à comunidade e ao fornecimento de energia da região.

“Por ser considerado um crime de acordo com o Código Penal Brasileiro, foram abertos inquéritos policiais para apurar o furto de energia”, informou a concessionária da Baixada Santista. 

Volume de energia recuperado na ação seria capaz de abastecer 10 mil casas durante um mês Furto de energia em Guarujá (Divulgação Polícia Civil)

Denúncia

A Neoenergia Elektro possui diversas tecnologias voltadas para prevenir e combater desvios de energia, como a instalação de sensores e medidores de energia mais modernos, que sinalizam qualquer tentativa de fraude, mas a empresa reforça a importância da denúncia de fraudes e furtos de energia.

O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar as distribuidoras. As denúncias são feitas de forma anônima pela Central de Relacionamento ao Cliente (0800 701 01 02) ou site

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!