Fisiculturista da cidade é a mulher mais forte do Brasil

Costa Norte
Publicado em 25/07/2014, às 07h09 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h21

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte
Miriam Fernandes venceu as cinco provas do Brasileiro de Strongman

A fisiculturista gurujaense Miriam Fernandes brilhou na primeira edição do Campeonato Brasileiro Oficial de Strongman – CBSM, realizado no fim de semana passado em Mogi das Cruzes. Ela mostrou muita força ao erguer carros, pneus e pedras e entrar definitivamente para a história da modalidade no país, ao se sagrar a primeira a possuir o título de mulher mais forte do Brasil.

O caminho até a conquista de Miriam foi composto por cinco provas, sendo duas duplas – envolvendo dois exercícios. Na primeira, as atletas deveriam tirar do chão uma pedra correspondente a sua categoria, carregá-la por 12 metros e colocá-la sobre uma plataforma de 1,3 metro. Ganhava quem realizasse a atividade em menos tempo.

A segunda prova previa o levantamento de uma barra de 150 quilos, seguido do exercício conhecido como car deadlift, no qual se deve elevar um carro na maior quantidade de vezes que o atleta conseguir. Também dupla, a terceira prova consistiu em elevar um tronco desde o chão até acima da cabeça, desempenhando os exercícios conhecidos como “clean” e “press”, na sequência.

Na quarta prova, as participantes deveriam virar um pneu de 300 quilos o máximo de vezes possíveis em um minuto. Já a quinta e última etapa da competição consistiu em um percurso de 30 metros, 15m de ida e 15m de volta, que deveria ser feito com uma carga de 140 quilos carregada pelas atletas.

Miriam Fernandes venceu todas as provas. ‘‘Estou muito, muito feliz. É uma satisfação imensa ser considerada a primeira mulher mais forte do Brasil após tanto trabalho duro’’. A fisiculturista é contemplada pelo programa Bolsa Atleta, projeto da prefeitura de Guarujá que oferece auxilio financeiro aos atletas da cidade que se destacam em competições.

O ano de 2014, para Miriam, vem sendo repleto de conquistas. A atleta já venceu duas etapas do Campeonato Brasileiro de Powerlifting, além do Campeonato Mineiro e também o do Rio de Janeiro da modalidade. ‘‘O powerlifting é o levantamento básico. São provas que consistem em exercícios praticados em academias. Já o strongman exige uma preparação toda diferente’’, explicou a mulher mais forte do Brasil, que se preparou para o torneio praticando alguns dos exercícios pedidos pela competição. O foco de Miriam agora se volta para as próximas competições, com presença garantida da fisiculturista, como o sul-americano da categoria, a ser disputado em São Paulo, no mês de agosto, e o mundial de powerlifting promovido pela Febrap, Federação Brasileira de Powerlifting. O torneio será realizado na Argentina, em data ainda não definida.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!