EVENTO TRANSFERIDO

Festival da maior coxinha do Brasil é cancelado em Guarujá (SP)

Evento de comidas gigantes foi transferido para o interior São Pedro após "constrangimento" entre organização e prefeitura de Guarujá

Redação
Publicado em 05/10/2023, às 16h42

FacebookTwitterWhatsApp
Festival traria coxinha de 76 kg e outras iguarias gigantes - Reprodução
Festival traria coxinha de 76 kg e outras iguarias gigantes - Reprodução

A 20ª edição do Festival de Comidas Gigantes, que estava programada para ocorrer entre os dias 12 e 15 de outubro, na Praia da Enseada, em Guarujá (SP), foi cancelada. A organização do evento que traria a maior coxinha do Brasil alega desentendimentos com a prefeitura da cidade, enquanto esta última contesta as acusações.

Segundo informou a organização do evento, a parceria com a administração municipal estava definida como institucional, na qual o município forneceria apenas o local para o evento. No entanto, a prefeitura teria exigido pagamento de taxas e apresentação de documentação, incluindo um estudo de segurança, que resultou em um investimento de cerca de R$ 20 mil por parte da organização.

Além disso, a organização alega que, de forma inesperada, o local do evento foi alterado para o Ginásio Municipal Guaibê, sem justificativa plausível e com falta de garantia de segurança.

"Em nenhuma das 19 edições anteriores (sendo 6 na capital paulista, 12 em cidades do interior do estado e 1 no Paraná) nos deparamos nem passamos por semelhante situação e constrangimento. A garantia da segurança, a seriedade, o comprometimento e a competência são os valores que nos norteiam na execução do nosso trabalho para alcançar os bons resultados que sempre obtivemos, nos mais de 600 eventos já realizados pela nossa empresa”, disseram os organizadores do festival.

Outro lado

Em resposta, a prefeitura de Guarujá esclareceu por meio de nota enviada à reportagem, que a realização de eventos depende de um processo administrativo que deve ser aberto 45 dias antes da data pretendida.

No caso do Festival de Comidas Gigantes, o processo foi iniciado apenas em 13 de setembro, o que inviabilizou a produção de documentos necessários para sua realização, como o Relatório de Impacto de Trânsito (RIT) e o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).

Quanto à mudança do local do evento, a prefeitura justificou que a Praça Horácio Lafer é reservada para pousos e decolagens do helicóptero da Polícia Militar em feriados prolongados. A alternativa oferecida, o estacionamento do Ginásio Guaibê, foi recusada pela organização.

A administração municipal encerrou a nota afirmando que refuta as alegações de falta de garantias ou respaldo de órgãos oficiais para o cancelamento do evento, uma vez que este não foi solicitado dentro do prazo estabelecido.

Diante do impasse, a organização do Festival de Comidas Gigantes anunciou que o evento será transferido para a cidade de São Pedro, no interior de São Paulo.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!