COVID-19

Em Guarujá (SP), festa clandestina promove aglomeração de luxo abordo de iates e na areia | Vídeo

Evento com centenas de pessoas e desrespeito total aos protocolos sanitários teria se estendido por toda a tarde na Praia do Sangava

da Redação
Publicado em 12/04/2021, às 11h22 - Atualizado às 11h32

FacebookTwitterWhatsApp
Prefeitura informou não ter recebido chamado de denúncia e, que local de difícil acesso teria comprometido ações da GCM - Reprodução
Prefeitura informou não ter recebido chamado de denúncia e, que local de difícil acesso teria comprometido ações da GCM - Reprodução

Centenas de pessoas se aglomeraram em evento clandestino iniciado a bordo de iates, mas que se estendeu por toda a estreita faixa de areia da Praia do Sangava, em Guarujá (SP). Os participantes ignoraram o uso de máscaras e o cumprimento de demais protocolos sanitários na tarde de domingo, 11.

O local só pode ser acessado por trilha ou barco, o que segundo a prefeitura dificultou as ações de fiscalização. Veja o vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=hyHF8RMD4PE

Pelas imagens é possível ter a dimensão da aglomeração com pelo menos oito embarcações ancoradas e, várias pessoas bebendo e se divertindo, em plena fase emergencial, a mais restritiva até então do Plano São Paulo, instituído pelo governo do estado a fim de minimizar a propagação da Covid-19.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CNnoticiasdetodolitoral2 E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Domingo foi justamente o último dia da fase emergencial, que se iniciou em 13 de março. A cidade a exemplo de todo o estado entrou na fase vermelha na segunda-feira, 12, a princípio até o próximo dia 19 (segunda-feira).

Prefeitura e Capitania dos Portos

Por meio de nota a Prefeitura de Guarujá se colocou à disposição para denúncias 24h por dia por meio do telefone 153 e, informou que, “a fiscalização municipal, bem como a Guarda Civil Municipal – GCM não receberam chamado com a denúncia de aglomeração na Praia do Sangava”.

A prefeitura justificou também que, “o  local é de difícil acesso, só dá pra chegar por trilha ou barco, por isso é importante a denúncia. Os fiscais realizam vistorias diárias nas praias urbanas da cidade, a fim de coibir tais abusos. A Administração lamenta a falta de consciência de algumas pessoas e pondera que, sem a colaboração dos populares, o poder público não tem condições de controlar a disseminação desenfreada da Covid-19"

A Capitania dos Portos também foi contactada, mas não se manifestou até o fechamento desta publicação

A Covid-19 em Guarujá

No último boletim coronavírus datado de sexta-feira, 9, a prefeitura de Guarujá informou que 16.494 dos 320.459 habitantes (conforme estimativa IBGE/2019) foram infectados pela doença desde o início da pandemia. Destes, 5.565 encontram-se em isolamento domiciliar, e outros 76 estão internados, 28 deles em leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI.

O boletim informa ainda outras 113 internações suspeitas da doença em leitos de enfermaria, 31 delas em UTIs. A ocupação momentânea dos leitos Covid/Sus está em 63%.

Vacinados

A Prefeitura de Guarujá também informa 33.547 pessoas vacinadas no município e, que 44.640, das 54.642 doses recebidas pelo Município desde o começo da campanha, foram aplicadas em idosos com mais de 68 anos e profissionais e trabalhadores de saúde.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!