SEGURANÇA PÚBLICA

Em Guarujá (SP), balanço aponta redução pela metade em homicídios dolosos entre janeiro e maio

Redução não se aplica às demais cidades da Baixada Santista, que teve alta de 600% no mesmo período

Da redação
Publicado em 14/07/2021, às 11h25 - Atualizado às 15h18

FacebookTwitterWhatsApp
Números se referem a três casos registrados em 2021 ante seis em 2020 - Reprodução/ JCN
Números se referem a três casos registrados em 2021 ante seis em 2020 - Reprodução/ JCN

Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública divulgados na última semana apontam redução pela metade no índice de homicídios dolosos – quando há intenção de matar registrados nos primeiros cinco meses do ano nas delegacias de Guarujá (SP). A comparação é com o mesmo período do ano passado.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApphttps://bit.ly/CNnoticiasultimahora3& receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Os números se referem a três casos registrados em 2021 ante seis em 2020. O prefeito Válter Suman falou sobre a importância da redução pelas características econômicas da cidade.

“Segurança é algo primordial, ainda mais numa cidade turística. A queda nos índices de homicídio é mais uma meta que, com muito trabalho, Guarujá está conseguindo cumprir”, enfatizou.

A redução, no entanto, não se aplica quando o comparativo soma a Baixada Santista como um todo. Nas nove cidades ouve aumento de 600% nesse tipo de ocorrência.

A prefeitura de Guarujá atribui o resultado aos crescentes investimentos realizados pelo município como complemento ao trabalho do governo do estado.

Investimentos

A Guarda Civil Municipal (GCM) ampliou o efetivo com 54 novos guardas, totalizando 331 GCMs nos últimos anos, e regulamentou o uso de arma de fogo por meio do Decreto 12.381/2017.

Além disso foram adquiridos ao longo desses quatro anos, equipamentos, novas viaturas e uniformes.

A cidade também foi contemplada com câmeras de monitoramento. Ao todo, Guarujá possui mais 1.700 câmeras, sendo 1.636 instaladas em 72 próprios públicos, e outras 75 distribuídas pelas orlas das praias, Centro, áreas comerciais de Vicente de Carvalho e Morrinhos.

Outra conquista foi a implantação de uma Coordenadoria da GCM em Vicente de Carvalho. A base funciona no prédio da antiga subprefeitura, localizado na rua Cunhambebe, 500, e tem objetivo de ampliar a atuação no distrito. Além disso, uma base foi implantada na Estrada do Pernambuco.

Iluminação

A modernização do parque de iluminação pública é outro fator preponderante para esse resultado: nos últimos quatro anos, mais de 20 bairros foram beneficiados com cerca de 10 mil pontos de luz com lâmpadas de LED, tecnologia que ilumina mais e consome menos energia, em substituição às antigas lâmpadas de vapor de sódio.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!