A partir do próximo ano, a Escola Municipal 1º de Maio, no Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho, Guarujá contará com novos cursos profissionalizantes, na área de petróleo e gás. O benefício é fruto de uma parceria entre a companhia italiana Saipem, que atuará nesta área, e a prefeitura de Guarujá. A abertura desses cursos é um pedido da prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB), que tem como uma das prioridades inserir a população nos benefícios advindos da exploração do pré-sal na região. “A intenção é proporcionar capacitação de mão de obra e geração de emprego para o maior número de pessoas do município, com intuito de inseri-las no processo de desenvolvimento da cidade”, completou a secretária de Educação, Priscilla Bonini.
Vagas As intervenções na unidade já iniciaram. A partir de fevereiro do próximo ano, serão disponibilizadas 192 vagas até o fim de 2014, nas seguintes áreas: ajudante (montador), eletricista e liderança para supervisores de solda, fabricação e pré-fabricação. A previsão do término das obras é até o próximo mês.
Demanda Os cursos irão atender as demandas do CTCO (Centro de Tecnologia e Construção Offshore) para o cumprimento dos contratos firmados entre a Saipem e a Petrobras. O intuito é proporcionar benefícios sociais e econômicos, além da capacitação da mão de obra, e fomento do empreendedorismo de estímulo à inovação e tecnologia.
Obra As intervenções consistem em reforma da oficina, onde acontecerá o curso de ajudante (montador) e mais quatro salas de aula, incluindo mobiliário e equipamentos. Uma das salas será multimídia, totalmente equipada. Além disso, a reforma das salas inclui parte elétrica e pintura, instalação de ventiladores novos e manutenção dos já existentes.
Comentários