A prefeitura de Guarujá iniciou o projeto de educação ambiental, intitulado ‘Jacaré do Acaraú’. A ação é voltada à população do Jardim Progresso, bairro localizado nas imediações do rio Acaraú, que é habitado pelo jacaré-do-papo-amarelo, espécie da fauna silvestre brasileira. O objetivo é conscientizar os moradores sobre a importância de preservar os animais e garantir a convivência pacífica com os humanos, visando a formação de um futuro ponto turístico no local. Trata-se de um projeto piloto que será realizado até fevereiro.
A data foi escolhida por ser o período de acasalamento e reprodução da espécie. O público alvo é o infantil, crianças com faixa etária entre 5 e 10 anos.
Atividades
Nesta primeira fase, os monitores mirins do Jardim Progresso participam de ações educativas, que começaram no último dia 09. Além de atividades pedagógicas, como confecção de brinquedos com sucatas, pintura e leitura de textos, as crianças farão visitas técnicas, acompanhadas por biólogos e outros especialistas, e promoverão a limpeza do rio.
Apoiadores
O projeto conta com apoio do Ibama, da Ong Gremar e do Grupo Escoteiro Ernesto Freire 169º. Os trabalhos são realizados na Escola Municipal Profª Lúcia Flora dos Santos, no Jardim Progresso. A coordenação é da Secretaria Municipal de Turismo, com apoio da Agenda 21 da cidade.
Comentários