MORTE POR AFOGAMENTO

Corpo de adolescente desaparecido havia 4 dias é encontrado em Guarujá

Turista de 17 anos desapareceu na Praia do Tombo após ser arrastado por forte correnteza e foi encontrado por pescadores na Praia do Perequê; número de óbitos em decorrência de afogamentos no litoral paulista sobe para 51

Da redação
Publicado em 24/03/2023, às 10h53 - Atualizado às 11h51

FacebookTwitterWhatsApp
Jovem da Zona Norte de SP foi surpreendido por uma correnteza e ficou desaparecido no mar por 4 dias Morte por afogamento - Reprodução
Jovem da Zona Norte de SP foi surpreendido por uma correnteza e ficou desaparecido no mar por 4 dias Morte por afogamento - Reprodução

O corpo do adolescente Roger Yago, 18 anos, que havia desaparecido no mar no último domingo (19) foi encontrado na Praia do Perequê em Guarujá, litoral de São Paulo, na tarde de ontem (23). O turista fora arrastado por uma forte corrente de retorno.

Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), um grupo de pescadores localizou o corpo a cerca de 18 km da Praia do Tombo, local do desaparecimento, e acionou as autoridades. O cadáver, em estado de decomposição, foi recolhido pelo Corpo de Bombeiros e conduzido ao IML de Guarujá para reconhecimento pelos familiares.

A confirmação de que o corpo achado no mar era do adolescente foi confirmado na madrugada de hoje (24) pela família. Nas redes sociais, o primo de Roger agradeceu ao apoio que recebeu nos últimos dias e alertou para o cuidado em relação ao mar.

“Eu e minha família neste momento de dor agradecemos por toda a ajuda de vocês. O corpo do meu primo Roger foi encontrado. Nunca iremos esquecer todo apoio e mobilização que vocês fizeram para nos ajudar na busca dele. Tomem cuidado com lugares perigosos e que possam comprometer a sua vida. A dor quem sente é sempre quem fica! Agora o nosso menino descansa nos braços do Pai”, escreveu Flavio Modesto.

A mãe de Roger também agradeceu ao apoio da população nas buscas pelo filho nos últimos quatro dias e falou da importância de conhecer a praia que visitam.

“Agradeço a todos pelas orações, mobilizações. Meu filho é muito amado, mas neste momento vi como é muito muito mesmo. Pessoal quando forem à praia, pesquisem a praia, pelo amor de Deus.

Sempre faço isso, por causa de perigo e por causa dos meus meninos, porque é questão de segundos acontecem [afogamentos], mas infelizmente quem o levou, não se atentou a isso, só queria levá-lo para um dia feliz e perdemos nossa joia rara. Brilha do lado do Pai meu nego”, desabafou Katia Santana.

Relembre o caso

Na tarde do último domingo (19), Roger Yago, que mora na Zona Norte de São Paulo, fez um bate e volta no dia da folga e desceu a serra com a namorada, a sogra e três primos até o litoral paulista para curtir um dia de sol na Praia do Tombo.

Em dado momento, o turista e os três primos foram surpreendidos por uma forte correnteza. Os primos conseguiram ser socorridos por salva-vidas e surfistas que estavam no local, já o Roger foi arrastado e desapareceu. O GBMar fazia buscas pelo turista desde o seu desaparecimento.

Mortes por afogamento

Segundo apurado pelo Portal Costa Norte, de dezembro passado até agora, o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBM) realizou 1.922 resgates de banhistas nas praias do litoral, sendo que 51 pessoas morreram por afogamento. 

Desde o dia 21 de dezembro, quando iniciou o verão, foram registrados 47 óbitos na Baixada Santista e outros quatro no Litoral Norte (dois em Ubatuba e dois em Caraguatatuba). Os dados foram divulgados na terça-feira (21) pelo GBMar, responsável pelos serviços de prevenção e salvamento marítimo no litoral paulista.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!