SELVAGEM

Conheça a Praia Preta, sinônimo de aventura em Guarujá

Com acesso apenas por trilha ou barco, essa pequena praia de areias escuras ainda guarda uma atmosfera selvagem em plena cidade da Baixada Santista

Da redação
Publicado em 22/11/2021, às 09h48 - Atualizado em 23/02/2022, às 08h59

FacebookTwitterWhatsApp
Praia Preta, Guarujá, litoral de SP - Valclei Lemos
Praia Preta, Guarujá, litoral de SP - Valclei Lemos

Conhecer a Praia Preta é uma aventura! Considerada uma das mais isoladas do Guarujá, no litoral de SP, ela possui apenas 200 metros de extensão e o acesso a ela só pode ser feito por barco ou trilha, partindo da vizinha Prainha Branca, que por sua vez também é acessada por trilha.

Ficou com vontade de conhecer esse recanto ainda selvagem da cidade da Baixada Santista? Então, acompanhe a gente nesta matéria e fique por dentro das dicas que separamos para você.

Como acessar a Praia Preta?

Para acessar a Praia Preta por trilha é necessário primeiro chegar até a sua vizinha, a Prainha Branca. A entrada para a trilha que leva até a Praia Branca é próxima a saída da balsa que faz a travessia entre Guarujá e Bertioga. Ela é uma trilha considerada de nível fácil, bem demarcada, contando inclusive com corrimão em alguns trechos.

No início da caminhada há uma leve subida, mas depois o caminho é uma descida que passa pela comunidade de cerca de 350 habitantes que existe por lá, e traz ao lugar toda aquela atmosfera caiçara tão característica. Todo esse trajeto leva entre 20 e 30 minutos. 

Chegando à Prainha Branca, é preciso pegar mais uma trilha, daí considerada de nível difícil, de uns 300 metros, até a Praia Preta. 

Para quem prefere acessar de barco tanto a Praia Branca quanto a Praia Preta, há lanchas próximas a travessia de balsas que oferecem o serviço de transporte até ambas. 

O que fazer na Praia Preta?

Bom, as próprias trilhas até a Praia Branca e a Praia Preta já são um programa e tanto para quem curte esse tipo de atividade e gosta de aventura e um contato mais próximo com a natureza. 

Chegando na Praia Preta, a paisagem que se descortina à frente com certeza faz valer a pena o esforço da caminhada. Apesar de pequena, é uma das praias mais belas do Guarujá. Suas areias escuras são cercadas pela vegetação exuberante da Mata Atlântica. 

O mar acompanha essa vibe selvagem que a Praia Preta tem: é perigoso, com muitas pedras e ondas fortes. Mas acaba sendo um bom ponto para os amantes do surfe. 

Há quem acampe na Praia Preta, mas a Praia Branca conta com uma estrutura melhor para a prática, já que até mesmo alguns moradores da vila que lá existe alugam seus quintais para quem quer acampar. Há também algumas pequenas pousadas na Prainha Branca. 

Lembrando que não há nenhuma estrutura de quiosques ou algo do tipo na Praia Preta. Mas na vizinha Praia Branca existem opções de bares, restaurantes e o próprio comércio local que atende a comunidade. 

Mais algumas dicas

  • Diferentemente da vizinha Praia Branca, que até dá para ir com a criançada, a Praia Preta é um destino mais para jovens e pessoas com espírito aventureiro, por causa do difícil acesso, mar perigoso e falta de estrutura de apoio ao turista.
  • Quando for encarar as trilhas, ir com sapatos que facilitem a caminhada nesse tipo de terreno e levar consigo aquele “kit sobrevivência” básico, com água, protetor solar, repelente e alguma comidinha que dê aquela energia extra quando o cansaço bater. 
  • Para quem vem da Capital paulista para o Guarujá, o trajeto é de pouco menos de 100 km entre o Sistema Anchieta-Imigrantes e a rodovia Cônego Domênico Rangoni (antiga Piaçaguera- Guarujá).
  • Para quem já se encontra em uma área mais central do Guarujá, como a Praia das Pitangueiras, por exemplo, a distância de lá até a Praia Branca é de pouco menos de 30 km, o que dá por volta de 1h de carro. 
  • Já para quem vem do Litoral Norte de São Paulo ou desceu a serra pela rodovia Mogi-Bertioga, pode pegar a balsa em Bertioga para acessar o Guarujá. Inclusive, já vai ficar bem perto do início da trilha para a Prainha Branca. Acesse o site do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo para ter todas as informações sobre as condições das travessias. 
  • Próximo a travessia de balsas existem estacionamentos.

Nunca é demais frisar: tanto na trilha, quanto durante sua permanência na Praia Preta, recolha seu lixo e leve junto com você na volta. Nada de largar resíduos para trás, hein?

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!