PARA TODOS OS GOSTOS

Conheça 3 praias desertas, mas não esquecidas, de Guarujá (SP)

Descubra três das diversas praias que pertencem à Pérola do Atlântico

Da redação
Publicado em 20/12/2022, às 09h06 - Atualizado às 09h51

FacebookTwitterWhatsApp
Praia do Sangava Praia do Sangava Guarujá Praia do Sangava em Guarujá - Divulgação/Portal Guarujá de Turismo
Praia do Sangava Praia do Sangava Guarujá Praia do Sangava em Guarujá - Divulgação/Portal Guarujá de Turismo

Guarujá sempre foi um dos destinos mais badalados e procurados por turistas no litoral de São Paulo. E se você pretende visitar a cidade neste verão, esta matéria apresenta três praias desertas da chamada Pérola do Atlântico.

Embora as praias sejam desertas, essas belezas naturais estão longe do esquecimento. A administração pública, moradores e empresários locais sempre mantêm as praias limpas e suas águas dificilmente ficam impróprias para banho. Conheça as praias a seguir.

Praia Preta

Praia Preta Praia Preta Guarujá Praia Preta em Guarujá (Foto: Ismael)

Considerada uma das mais isoladas do Guarujá, a Praia Preta possui apenas 200 metros de extensão e o acesso só pode ser feito por barco ou trilha partindo da vizinha Prainha Branca que, por sua vez, também é acessada por trilha.

A entrada para a trilha que leva até a Praia Preta é próxima à saída da balsa que faz a travessia entre Guarujá e Bertioga. Ela é uma trilha considerada de nível fácil, bem demarcada, contando inclusive com trilha de concreto e corrimão em alguns trechos.

Praia do Éden

Praia do Éden Praia do Éden Guarujá Guarujá Praia do Éden (Reprodução/Roosevelt Morais)

A Praia do Éden está localizada entre as praias da Enseada e Pernambuco, mais precisamente dentro do Condomínio de Sorocotuba. Com uma pequena faixa de areia e algumas cadeiras dispostas no espaço, ela é indicada para quem quer curtir um ambiente diferente e fugir do óbvio.

Com um mar de tombo e águas esverdeadas, o local não é muito indicado para quem está com crianças. Para chegar até a praia, é preciso pegar a entrada do condomínio e seguir por 2,5 km até a entrada da prainha. Uma pequena trilha leva ao destino final.

Praia do Sangava

Praia do Sangava Praia do Sangava Guarujá Praia do Sangava em Guarujá (Divulgação/Portal Guarujá de Turismo)

A Praia do Sangava, que em tupi-guarani significa "alagado", fica escondida em meio a pedras e árvores, o que dificulta o seu acesso e torna a aventura mais emocionante. Para chegar à praia é necessário pegar uma trilha de nível médio a difícil, cujo percurso dura cerca de uma hora e meia. O acesso se dá pelo bairro Santa Cruz dos Navegantes no Guarujá.

Com subidas e descidas, a caminhada se destaca pelos pássaros e borboletas entre as árvores. Todo esforço vale a pena, já que a praia é praticamente deserta - os poucos visitantes aparecem mais aos finais de semana e feriados. Quem se aventura, não se arrepende porque encontra uma praia com 90 metros de extensão de água clara, calma e cercada por muito verde.

Dicas Bônus

Região avança para a zona amarela do Plano SP, do Governo do Estado (Divulgação/Marcelo Guedes)

Para desfrutar das praias do litoral paulista é sempre válido ressaltar que o mar não é para iniciantes! Ao visitar as praias citadas, assim como quaisquer outras, a atenção com crianças, idosos ou pessoas com saúde debilitada deve ser redobrada. O Portal Costa Norte preparou também, dicas aos marinheiros de primeira viagem. Confira abaixo.

- Quando for encarar as trilhas, use sapatos que facilitem a caminhada em terreno acidentado e leve consigo aquele “kit sobrevivência” básico, com água, protetor solar, (muito) repelente e alguma comidinha que dê aquela energia extra quando o cansaço bater.

- Levar pulseira identificada com nome e telefone dos responsáveis para colocar nas crianças

- Próximo à travessia de balsas existem estacionamentos, mas certifique-se.

- Nunca é demais frisar: tanto na trilha quanto durante sua permanência nas praias paulistas, recolha seu lixo e leve junto com você na volta. Nada de largar resíduos para trás, hein?

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!