Praia mais central do Guarujá é rica em opções de passeios e atrações para quem curte uma praia mais urbana
Localizada no centro do Guarujá, no litoral de SP, entre as praias das Astúrias e da Enseada, a Praia das Pitangueiras é considerada, junto com a vizinha Enseada, uma das principais e melhores da cidade e de todo o litoral de São Paulo. Programa legal pra fazer é o que mais tem nela! Nesta matéria você vai encontrar dicas para aproveitar ao máximo sua estadia por lá. Boa leitura!
Com 1,8 km de extensão, uma grande faixa de areia e um mar de águas claras e ondas fortes, a Praia das Pitangueiras é também um point para os surfistas. Sua orla é ultra movimentada, já que por lá há muitos edifícios residenciais, bares, restaurantes e o shopping mais conhecido do Guarujá, o Shopping La Plage. Mas há outras opções de passeio, como a tradicional feirinha de artesanato e o Píer Tony Villela.
Como a Praia das Pitangueiras fica no centro do Guarujá, o acesso a ela é bem simples. Quem vem da Capital paulista pelo Sistema Anchieta-Imigrantes é só pegar a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (antiga Piaçaguera-Guarujá) que logo você já está no centro da cidade. A distância entre os dois municípios é de pouco menos de 100 km.
Já para quem está em Santos, o melhor caminho é fazer a travessia de balsas entre os dois municípios, na altura da Ponta da Praia.
Para quem deseja se locomover pelo Guarujá com as linhas de ônibus municipais, uma boa dica é acessar o site da empresa responsável pelo transporte urbano no município e conferir os itinerários.
As principais vias que passam próximo da Praia das Pitangueiras são: avenida Marechal Deodoro da Fonseca, avenida Leomil e avenida Puglisi.
Como é uma praia que conta com uma excelente infraestrutura e tudo que o visitante precisar encontra nas proximidades, a Praia das Pitangueiras atrai todo tipo de turistas. Mesmo com um mar com ondas mais fortes, atrai famílias, pois em alguns pontos é possível tomar banho de mar sem tanto risco de um “caldo”.
Por ser uma praia badalada e central, ela lota nos fins de semana, feriados e alta temporada de verão. Na praia há barracas que oferecem as tradicionais porções de bebidas e as que alugam cadeiras e guarda-sóis.
Um bom programa tanto para quando chover quanto para as noites é uma visita ao famoso Shopping La Plage, o mais conhecido do Guarujá. Localizado bem próximo à praia, na avenida Marechal Deodoro da Fonseca, o La Plage conta com uma boa gama de lojas, salas de cinema e opções gastronômicas.
Quem está passando uma temporada na Praia das Pitangueiras também não pode deixar de fazer uma visita à Feira de Artesanato. Também localizada na avenida Marechal Deodoro da Fonseca, ela é coberta, o que também a torna uma ótima opção para os dias em que não der praia.
Para quem gosta de curtir paisagens incríveis, não pode deixar de ir ao Píer Tony Vilela, que passou por uma recente reformulação. Ele é um dos locais mais propícios para assistir ao pôr do sol no Guarujá. De lá é possível ver toda a Praia das Pitangueiras e a Praia das Astúrias. O acesso é feito pela Alameda Marechal Floriano Peixoto.
O nome do Píer é uma homenagem ao surfista Tony Villela, que em 2008, após resgatar turistas que estavam em perigo no mar próximo ao píer, acabou falecendo.
Outra dica de programa legal que vai agradar bastante principalmente a criançada é o Pavilhão da Maria Fumaça. Localizado na avenida Leomil, o local expõe uma centenária locomotiva do tipo Maria Fumaça, datada de 1891. Ela era responsável antigamente por fazer um trajeto que ligava a ilha às barcas que faziam as travessias.
Lembrete: não é só a orla da Praia das Pitangueiras que conta com o mais variado comércio. Dentro do bairro também há opções das mais diversas, entre lanchonetes, padarias, restaurantes, sorveterias, bares, supermercados e bancos.
A Praia das Pitangueiras também é uma das que mais oferecem opções de hospedagem na cidade do Guarujá.
Se você já se perguntou o porquê dessa praia ter esse nome, senta que lá vem história: Antigamente, esse trecho da orla de Guarujá era conhecido como Praia das Laranjeiras, pelo fato de ali haver muitos pés de laranja que eram de propriedade de Dona Maria Malta. Com o passar dos anos, essas laranjeiras foram sendo substituídas por pitangueiras, daí o nome atual.
Comentários