SUSTENTABILIDADE

Coleta seletiva recolhe 3 toneladas de vidro em Guarujá e Vicente de Carvalho

Parceria entre prefeitura e instituições resulta na instalação de 15 Pontos de Entrega Voluntária e na coleta de 3 toneladas de vidro

Da redação
Publicado em 18/07/2023, às 19h30

FacebookTwitterWhatsApp
Recolhimento acontece cerca de um mês após a inauguração de 15 equipamentos Coleta de vidro em Guarujá - Divulgação PMG
Recolhimento acontece cerca de um mês após a inauguração de 15 equipamentos Coleta de vidro em Guarujá - Divulgação PMG

Guarujá e Vicente de Carvalho deram um importante passo em direção à sustentabilidade ambiental com a realização da primeira coleta seletiva dos 15 novos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de vidro, instalados há cerca de um mês.

A ação, fruto de uma parceria entre a prefeitura de Guarujá, a Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), a Massfix e a Verallia, alcançou a marca de aproximadamente 3 toneladas de vidro recolhido.

As equipes responsáveis pelo trabalho realizaram a coleta na manhã de hoje (18) e se depararam não apenas com vidro, mas também com materiais de construção, plásticos e louças misturados.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) enfatizou que o descarte de outros itens é proibido e fez um apelo aos moradores e turistas para que colaborem seguindo as diretrizes estabelecidas.

O serviço inédito de coleta seletiva de vidro é uma conquista significativa para a cidade e foi possível graças à parceria entre a Prefeitura de Guarujá, a Abividro, a Massfix e a Verallia, dentro do Programa "Vidro Vira Vidro". Vale ressaltar que a iniciativa não gerou custos aos cofres públicos.

Com o intuito de ampliar a conscientização sobre a importância da reciclagem, os PEVs exclusivos para descarte de vidro foram estrategicamente instalados em locais de grande circulação de pessoas e comércios. Cada estrutura possui capacidade individual para armazenar até 800 quilos de resíduos.

Na prática, quando os equipamentos atingem sua capacidade máxima, a empresa Massfix recebe um alerta e realiza a coleta dos vidros, que são encaminhados para a Verallia. Nessa etapa, os vidros são transformados em novos recipientes para serem revendidos à indústria, seguindo o processo de logística reversa. Essa solução traz inúmeros benefícios para o meio ambiente.

Além dos PEVs de vidro, Guarujá e Vicente de Carvalho agora contam com um total de 27 Pontos de Entrega Voluntária para materiais recicláveis. A prefeitura já disponibiliza 12 estações de sustentabilidade nos bairros, que possuem capacidade para acomodar até uma tonelada de papel, metal, plástico, papelão, embalagens de vidro e longa vida.

Para facilitar a localização dos novos PEVs de vidro, um mapa virtual está disponível no neste link: https://bit.ly/3p2Xqif.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!