RECICLAGEM EM QUEDA

Coleta de recicláveis cai quase pela metade em Guarujá, diz prefeitura

De média mensal de quase 50 toneladas em 2021, coleta de resíduos recicláveis despencou para 25 toneladas ao mês em 2022. Apenas três pontos de entrega voluntária de resíduos funcionam na cidade. Prefeitura diz que outros seis estão em reforma

Da redação
Publicado em 28/05/2022, às 13h48 - Atualizado às 16h01

FacebookTwitterWhatsApp
Média de coleta mensal caiu de quase 50 toneladas em 2021, para 25 em 2022. Guarujá - Coleta de recicláveis cai quase pela metade em Guarujá, diz prefeitura Coletores de lixo em caminhão - Imagem: Divulgação / Prefeitura de Guarujá
Média de coleta mensal caiu de quase 50 toneladas em 2021, para 25 em 2022. Guarujá - Coleta de recicláveis cai quase pela metade em Guarujá, diz prefeitura Coletores de lixo em caminhão - Imagem: Divulgação / Prefeitura de Guarujá

A coleta de resíduos recicláveis em Guarujá, no litoral de SP, despencou em 2022. Dados da pasta municipal de Meio Ambiente divulgados pela prefeitura nesta sexta (27) apontam que a média de coleta dos quatro primeiros meses deste ano é um pouco maior que a metade da média do ano passado.

No primeiro quarto de 2022, disse a prefeitura, Guarujá coletou 100 toneladas de lixo reciclável – média de 25 toneladas por mês. No ano anterior,  foram contabilizadas 553,99 toneladas a partir da coleta seletiva – média mensal de 46,16 toneladas.

Leia os destaques jornalísticos do dia  ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias

A coleta seletiva”, disse a prefeitura, "é efetuada por cooperativas cadastradas no município”. Após um cadastro, os pontos de coleta são incluídos em um roteiro que inclui os PEVs - pontos de entrega voluntária. 

Na prática, os PEVs são os locais intermediários onde os resíduos recicláveis são descartados pela população e recolhidos pelas cooperativas. Sem eles, o processo de reciclagem é dificultado. Segundo a gestão municipal, atualmente, somente três deles estão funcionando.

“Outros seis passarão por reforma, readequação ou remoção para outras localidades, após sofrerem sucessivas ações de depredação”, justificou a prefeitura.

Após a conclusão das reformas dos pontos de entrega voluntária desativados, a prefeitura disse que vai reformar os três que estão funcionando. O órgão também prometeu instalar mais pontos de coleta na cidade. 

Pontos de coleta ativos:

– Estação Praça 14 BIS – Rua Guilherme Guinle – Vicente de Carvalho

– Estação Praça Mário Covas – Avenida Antenor Pimentel, 1.473 – Morrinhos

– Estação Praça da Horta Social – Rua Oito – Jardim Acapulco

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!