A ave brasileira em essência, Ramphocelus bresilius, popularmente conhecida como tiê-sangue, escolheu a região de Santa Cruz dos Navegantes, em Guarujá, como moradia, para tornar a paisagem do local ainda mais bela. Não tem como a espécie passar despercebida na mata, como o próprio nome adianta, tem cor de fogo, no contraste com a folhagem, parece acender a paisagem. Visando o mercado promissor do Turismo para observação de aves no Brasil, a Secretaria de Turismo do município criou um plano de ação para inserir Guarujá como o mais novo destino para tal prática.
A atividade O turismo de observação de aves, ou birdwatching, é uma atividade muito difundida em todo o mundo e, recentemente, vem se desenvolvendo no Brasil. Dados indicam que há cerca de 100 milhões de observadores de aves no mundo e que, só nos Estados Unidos, o turismo de birdwatching movimenta direta ou indiretamente cerca de US$ 82 milhões. O município precisa catalogar, pelo menos, mais 19 espécies para atender aos requisitos do programa de ‘Rota de Observação de Pássaros’. O programa permite que cidades com 100 espécies diferentes participem da Rota das Aves, um marco que consolidará a variedade da fauna e aumentará ainda mais as belezas turísticas de Guarujá. Para isto, a Administração Municipal tem procurado observadores interessados em buscar e catalogar estes animais.
Diversão Para definir a atividade, são usados os termos birding e/ou birdwatching. Além de ensinar o significado e a consciência de preservar as áreas naturais, o ato de observar pássaros também proporciona diversão e relaxamento aos interessados, ao mesmo tempo em que contribui para a descoberta de novas espécies e para o estudo de aves raras. As técnicas de observação são divididas em 2 opções: a de percurso e a de espera, que indica pontos fixos como, por exemplo, a janela da própria casa. Embora ainda não muito difundido no Brasil, o birdwatching já atraiu vários interessados, e o WikiAves, site voltado para o registro de espécies de todo o país, que no momento apresenta 81 espécies de Guarujá catalogadas, é uma prova disso.
Incentivo Para a diretora de Planejamento Turístico Estratégico da prefeitura, Sílvia Regina Cabral, o birtdwatching é “um programa que não é só de elite e que pode ser um incentivo para professores de Ciências levarem os alunos para observar a natureza, como uma aula de educação ambiental para a população”. Ela ainda comenta que há lugares de fácil observação pelos quais passam despercebidos pelas pessoas, como parques e praças.
Passeio Para ajudar a divulgação e incentivar o recrutamento de fotógrafos e observadores dispostos a localizar novas espécies, a Secretaria de Turismo fará um passeio no dia próximo dia 05, às 9h, com especialistas da área. Professores e estudantes interessados estão convidados a comparecer no local para fazer parte do passeio, cujo roteiro vai de ponta a ponta da cidade.
Serviço Os interessados poderão se inscrever pelo telefone (13) 3344-4600 ou pessoalmente, na avenida Deodoro da Fonseca, 723, em Pitangueiras. Os fotógrafos dispostos a auxiliar devem encaminhar as fotos tiradas em Guarujá, com as devidas legendas para identificação da espécie, para o site www.wikiaves.com.br.
Comentários