VISITA INESPERADA

Capivara é flagrada passeando em rua comercial de Guarujá | VÍDEO

Animal deu de cara com as lojas fechadas e acabou retornando para a região que fica alojada

Da redação
Publicado em 20/10/2021, às 12h05 - Atualizado às 13h33

FacebookTwitterWhatsApp
Capivara é flagrada passeando em rua comercial de Guarujá | VÍDEO - Foto: Reprodução Jefferson Laurentino
Capivara é flagrada passeando em rua comercial de Guarujá | VÍDEO - Foto: Reprodução Jefferson Laurentino

Uma capivara (Hydrochoerus hydrochaeris) foi flagrada, na noite de segunda-feira (18), passeando pelas ruas do Itapema, nas proximidades da Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho, distrito de Guarujá. A localidade em questão é conhecida pelo grande número de lojas e estabelecimentos comerciais. Pessoas que estavam próximas ao local conseguiram registrar vídeos do animal.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CNnoticiasdeultimahoraE receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Em entrevista ao Portal Costa Norte, o responsável por um dos vídeos, Jefferson Laurentino, relatou que o flagrante do animal foi registrado por volta das 23 horas e, segundo ele, não foi acionado nenhum órgão da prefeitura ou policiamento ambiental.

Não foi possível contatar nenhuma autoridade porque, posteriormente ao vídeo, a capivara voltou ao local de onde tinha vindo. "Elas ficam na Base Aérea de Santos e nos terrenos de transmissão que têm próximo”, disse Laurentino.

A Polícia Ambiental, no entanto, orienta que caso a população se depare com esse tipo de situação, ligue para o 190 para acionar o resgate com uma equipe especializada.

Veja o vídeo: 

Capivara

A capivara é um mamífero herbívoro e considerado o maior roedor do mundo. Esses animais podem atingir até 1,3 m de comprimento e 60 cm de altura, além de pesar entre 20 kg a 80 kg.

Comuns na América do Sul, as capivaras são animais considerados calmos e mansos. Eles vivem em locais próximos ao ambiente aquático, pois precisam da água para várias de suas atividades.

Ela também pode ser um animal vetor de uma doença perigosa: a febre maculosa, que é transmitida através de carrapatos e pode ser fatal. É recomendado o remanejo e controle populacional das capivaras pelos órgãos ambientais.

Por isso é necessário cuidado ao lidar com o animal, por mais que seja um costume comum a população praticar a caça delas para comê-las, além de utilizar sua pele, uma espécie de couro muito apreciado.

Estes animais são protegidos pela Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1.998, a Lei de Crimes Ambientais. "Art. 32 - Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: pena - detenção, de três meses a um ano e multa".

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!