PESCA IRREGULAR

Camarão em pleno defeso rende apreensão pesada e, multa mais pesada ainda em Guarujá (SP)

Duas embarcações eram utilizadas, sendo que os tripulantes da segunda tentaram ludibriar os policiais ambientais. Pescado foi doado à entidade assistencial

da Redação
Publicado em 17/04/2021, às 15h26 - Atualizado às 15h38

FacebookTwitterWhatsApp
Grupo estava nas imediações da Praia do Perequê, em Área de Preservação Ambiental - Reprodução/ Polícia Ambiental
Grupo estava nas imediações da Praia do Perequê, em Área de Preservação Ambiental - Reprodução/ Polícia Ambiental

Quatro pescadores foram multados, duas embarcações e petrechos apreendidos e cerca de 60kg de camarão e pescados diversos foram destinados a entidade assistencial após patrulhamento preventivo da Polícia Ambiental em Área de Proteção Ambiental Marinha nas proximidades da Praia de Perequê, em Guarujá (SP) na sexta-feira,16.

Os homens estavam divididos em dois barcos, sendo que os tripulantes do segundo tentaram despistas as autoridades, cortando os cabos de sustentação da rede e jogando pescados e petrechos ao mar, enquanto a primeira embarcação era vistoriada.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤http://bit.ly/CNnoticiasdolitoral E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Na sequência a segunda embarcação também foi abordada e durante fiscalização, os tripulantes confessaram a intenção de se evadir da irregularidade, ao se desfazerem dos materiais e do pescado que por ventura estivesse na rede de pesca.

Multas e legislação

Ao indagar os tripulantes das duas embarcações, sobre as documentações necessárias, foi verificado que nenhum dos quatro portava a carteira de pescador profissional, contrariando a legislação pesqueira vigente, além da pesca em período proibido, no caso do defeso do camarão.

Foram elaborados dois autos de infração ambiental para cada um, no valor total de R$2.000,00 pela falta de licença e por pescar o crustáceo no defeso, bem como dois autos de infração ambiental em desfavor dos dois tripulantes da segunda embarcação abordada, no valor de R$500,00 cada, por "dificultar a ação do poder público, no exercício de atividade de fiscalização ambiental".

Abordagem em terra

Simultaneamente à ação, equipes de Policiamento Náutico por terra, fiscalizavam comércios de pescado e patrulavam a faixa arenosa, quando avistaram certa aglomeração em um ponto da Praia. Com a aproximação da viatura os populares se evadiram, abandonando no local, três caixas de isopor, contendo 40 quilos de camarão sete-barbas e 20 quilos de pescado diverso.

Não foi possível identificar os proprietários do pescado ou responsável pelo comércio dos mesmos, sendo feita a imediata apreensão e doação ao Lar Residencial Eno Gregorio Antubes, instituição beneficente cadastrada no município, e que atende pessoas carentes e em situação de risco.

Denuncias
Quem tiver informações complementares que possam auxiliar na investigação de crimes como este pode denunciar à Polícia Ambiental pelo telefone (12) 3842-0123 no Litoral Norte ou nos telefones (13) 3348-4774 e (13) 3853-5750 para quem está na Baixada Santista ou Vale do Ribeira. A identificação não é necessária.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!