SUPERAÇÃO

Boxe: uma história de superação em Guarujá

João Felipe de 15 anos cresceu em lares de acolhimento e em junho disputará o Campeonato Paulista de Boxe

Da redação
Publicado em 10/05/2023, às 10h33 - Atualizado às 13h41

FacebookTwitterWhatsApp
João Felipe venceu o Campeonato de Artes Marciais Tiago Bezerra  João Felipe de 15 anos, vencedor do Campeonato de Artes Marciais Tiago Bezerra. - Por Hygor Abreu
João Felipe venceu o Campeonato de Artes Marciais Tiago Bezerra João Felipe de 15 anos, vencedor do Campeonato de Artes Marciais Tiago Bezerra. - Por Hygor Abreu

O jovem João Felipe, de 15 anos, acolhido do Lar Maanaim, no bairro Jardim Santa Genoveva, venceu o Campeonato de Artes Marciais Tiago Bezerra na categoria leve, realizado em Vicente de Carvalho no dia 24 de abril.

Este foi o segundo torneio que João disputou. No ano passado conquistou a medalha de prata, também no Campeonato Tiago Bezerra, e agora quer ir mais longe. “Estou me preparando para disputar o Campeonato Paulista de Boxe no mês que vem, em São Paulo”, revelou. Os treinamentos acontecem no Centro Esportivo Duque de Caxias (Tejereba), na Academia Boxe de Guarujá.

NOVIDADE! O Costa Norte tem uma comunidade no WhatsApp! Clique para fazer parte 🔗 https://bit.ly/ComunidadeCostaNorte

João viveu praticamente toda sua vida em lares de acolhimento municipal. Cresceu em um lar na Praia do Guaiúba, em Guarujá, e em 2020 foi transferido para o Lar Maanaim por determinação judicial.

A vontade do garoto de praticar esportes surgiu há alguns anos, quando ainda morava no Guaiúba. Ele diz que no início pensou em desistir de tudo, mas recebeu apoio de amigos no Lar Maanaim. “O pessoal daqui me incentivou, as tias que cuidam da gente, a psicóloga e meu professor de boxe também. Todos diziam que eu tinha potencial e não me deixaram desistir”, ressaltou João.

Para conseguir alcançar essa rotina com perspectivas para um futuro promissor por meio do esporte João não esconde o quanto o Lar foi importante: “Eles foram tudo. Minha segunda família. Recebi acolhimento, apoio e motivação”, afirmou.

𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial

Francielle Chagas, coordenadora do Lar Maanaim, considera a adolescência uma das fases mais desafiadoras no desenvolvimento do ser humano e, por isso, não esconde a emoção: “A adolescência dentro do acolhimento institucional vem acompanhada de muita desesperança e, apesar de tudo, João é um adolescente muito forte, sonhador e determinado. Celebramos juntos essa conquista e enfatizamos sempre que ele é capaz de conquistar o mundo”.

Lar Maanaim

O Lar Maanaim é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1996 para acolher crianças e adolescentes e preservar seus direitos. Atualmente atende 20 crianças e adolescentes. O objetivo do Lar é dar uma nova perspectiva à vida dos jovens e ensinar os fundamentos da responsabilidade social, vida saudável e aceitação cultural. A entidade é subsidiada pela prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!