Os ritmos do afoxé e do samba-reggae marcaram o início dos desfiles na Passarela do Samba de Guarujá, nesta sexta-feira (04). Na programação da 1ª noite de desfile na avenida Santos Dumont, em Vicente de Carvalho, estava prevista a apresentação de blocos culturais de matriz africana. A corte carnavalesca abriria a programação. Na sequência, desfilariam na avenida o Bloco Afro Odara Ketu, da Associação Cultural Afro Ketu; o Bloco Cultura Viva, da Associação de Folclore da Baronesa Esther Karwinsky, e o Grupo Afoxé Motumbaxé. “Essa participação no Carnaval é fundamental, pois mostra esse tipo de manifestação da cultura afro-brasileira existente em nossa cidade, mas que muita gente desconhece. É uma forma de darmos atenção aos movimentos culturais de Guarujá”, ressaltou o secretário da Cultura da cidade, Elson Maceió.
Fique por dentro Afoxé é um cortejo de rua que sai durante o Carnaval. Trata-se de manifestação afro-brasileira com raízes no povo iorubá, cujos integrantes são vinculados a um terreiro de candomblé. Para quem não conhece o candomblé e suas cantigas, olha como se fosse um bloco carnavalesco diferente, mas é o candomblé de rua. As principais características dos grupos de afoxé são as roupas, nas cores dos Orixás, as cantigas em língua iorubá, instrumentos de percussão, atabaques, agogôs, afoxés e xequerês. O ritmo da dança na rua é o mesmo dos terreiros, bem como a melodia entoada. Os cantos são puxados por alguém de destaque no grupo e repetidos por todos, inclusive, os instrumentistas.
Veja a programação completa: Sábado (05) – Desfile do Grupo de Acesso 21h – Corte Carnavalesca 22h - Bloco do Visconde 23h15 - Sociedade Cultural Galo da Ilha/Casa do Axé 0h30 - Unidos da São Jorge 1h45 - Caminho da Paz Domingo (06) – Desfile Grupo Especial 21h – Corte Carnavalesca 22h - Meninos de Elite 23h15 - Academia do Samba Vem que é Dez 0h30 - Renascer do Borel de Santa Cruz dos Navegantes 1h45 - Imperador da Ilha 3h - Guarujá 4h15 - São Miguel Segunda-feira (07) Apuração - Ginásio do Guaibê - abertura das atas (12h) e divulgação das notas (19h). Terça-feira (08) Apoteose do samba 21h30 - Desfile das campeãs (as duas primeiras escolas de cada grupo (especial e de acesso) e a Mocidade Amazonense. Fonte: PMG
Comentários