Costa Norte
Publicado em 11/11/2011, às 15h55 - Atualizado em 24/08/2020, às 00h52

Por Ana Cláudia Gomes
Bertioga foi o 1º município da Baixada Santista a receber terminais móveis de dados, os tablets, que são computadores portáteis com tela sensível ao toque, implantados nas viaturas da PM (Polícia Militar) do Estado de SP. Na capital, os equipamentos foram distribuídos no início de setembro. A previsão é que as próximas cidades da região a receberem os tablets serão Cubatão e Guarujá, seguidas pelas demais. Os tablets foram instalados nas 23 viaturas que fazem o patrulhamento em Bertioga nesta quarta-feira (09), conforme explicou o comandante da 3ª Cia do 21º BPM/I (Batalhão da PM do Interior), capitão Renato Fincatti. Para ele, o equipamento vai reforçar o combate à criminalidade e obter mais eficiência em relação ao tempo de resposta no atendimento a ocorrências. “Desde o chamado, até o final do atendimento, tudo ficará gravado no computador”, explicou Fincatti.
Pesquisa Com uma tela de sete polegadas, com duas câmeras e um microfone instalado ao dispositivo, os tablets são acoplados nos vidros dianteiros das viaturas policiais. O equipamento permite a pesquisa criminal de pessoas, veículos e armas no instante da abordagem. Além disso, contam com GPS, que indica com precisão o melhor roteiro para chegar ao endereço solicitado. A ocorrência é transmitida para a viatura pelo tablet. Uma janela se abre e passa aos policiais informações preliminares. Após assumir o atendimento, o GPS gera uma rota.
Monitoramento Segundo Fincatti, os computadores também permitirão o monitoramento das viaturas em tempo real, permitindo aos comandos o acompanhamento do trabalho dos policiais. “Poderemos consultar, por um terminal, a quantidade de chamadas, o tempo de duração de cada atendimento e o desfecho de cada chamado”, afirmou.
Terminal portátil Outra novidade anunciada pelo comandante da PM local e que, em breve, será implantado em Bertioga é o Terminal Portátil de Dados. Conforme Fincatti, este equipamento terá o formato de um aparelho celular e ficará com o policial. Vai contar com um localizador e captará movimentos bruscos. “Isso poderá indicar que o policial está com algum problema”. Esse equipamento, ainda segundo o comandante será destinado aos policias que trabalham com motocicletas, quadriciclos e bicicletas.