AÇÃO HERÓICA

Bebê com três dias de vida é salvo de engasgo por videochamada no Guarujá

Recém-nascido foi encaminhado ao hospital da cidade, após voltar ao normal; o caso ocorreu no bairro Vila Júlia, por volta de 18h30

Redação
Publicado em 16/05/2024, às 14h51 - Atualizado às 14h58

FacebookTwitterWhatsApp
Além de passar orientações pela chamada, o médico enviou duas ambulâncias ao local - Divulgação/Prefeitura de Guarujá
Além de passar orientações pela chamada, o médico enviou duas ambulâncias ao local - Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Na noite da terça-feira (14), um bebê recém-nascido foi salvo graças a uma videochamada, no bairro Vila Júlia, em Guarujá. Como se o caso já não chamasse atenção, outro detalhe se destaca: a criança tinha apenas três dias de vida. Por volta das 18h30, a tia do bebê entrou em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo número 192, e avisou que seu sobrinho, nascido a poucos dias, estava engasgado. No mesmo instante, o médico regulador Frederico Chamone Barbosa da Silva, que atendeu a ligação, instruiu a familiar da criança a realizar a manobra de Heimlich, que é utilizada para desobstrução de vias respiratórias, e explicou como fazê-la.

Clique aqui para seguir nosso canal no Whatsapp

Frederico descreveu a situação: “Como pai, me coloquei no lugar dela. Então, peguei meu celular e liguei para ela por vídeo”. Além da instrução sobre a manobra, Frederico também enviou duas ambulâncias ao local, uma de suporte básico e, outra, avançada. Felizmente, antes mesmo de elas chegarem, a criança já chorava. “O choro é um indicativo de que ele estava bem, porque, se consegue chorar, consegue respirar”, explicou o médico.

Ao chegarem ao local, as ambulâncias encaminharam o bebê, que apresentava baixa saturação de oxigênio, para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Enseada, na qual recebeu cuidados posteriores.

Manobra de Heimlich

A manobra para desobstrução de vias respiratórias, mais conhecida como manobra de Heimlich, é fundamental para  salvar  crianças e adultos engasgados. Para bebês, o procedimento consiste em colocar a criança de bruços sobre o antebraço e realizar cinco compressões entre as escápulas, localizadas no meio das costas. Depois, é necessário virar o bebê de barriga para cima, colocá-lo sobre o outro braço e realizar mais cinco compressões sobre o esterno, que é o osso que divide o peito ao meio, na altura dos mamilos.

Veja também:Bebê vítima de engasgo é salvo no 1º dia de trabalho de GCM em Bertioga

Em adultos, deve-se posicionar uma das mãos fechadas sobre a região epigástrica, conhecida como "boca do estômago". A outra mão é colocada sobre a primeira e a região é comprimida, enquanto empurra para dentro e para cima, como se estivesse tentando levantar a vítima do chão. Os movimentos de compressão devem ser feitos em um formato de letra "J", até que a vítima consiga eliminar o corpo estranho.  

Com informações do site oficial da prefeitura de Guarujá

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!