COLOSSO DOS MARES

Baleia gigante encontrada morta em praia do Guarujá podia estar doente

Animal estava 3 toneladas abaixo do peso, de acordo com exame inicial do Gremar; esta é a segunda baleia da espécie encontrada morta nas praias da cidade apenas em outubro

Da redação
Publicado em 26/10/2020, às 12h25 - Atualizado às 12h48

FacebookTwitterWhatsApp
Com maré alta, agentes do instituto tiveram de esperar até hoje para realizar exames e remover o corpo do animal do local. - Imagem: Reprodução / Gremar
Com maré alta, agentes do instituto tiveram de esperar até hoje para realizar exames e remover o corpo do animal do local. - Imagem: Reprodução / Gremar

A baleia gigante encontrada morta neste domingo, 25, na Praia da Enseada, no Guarujá, pode ter morrido de doença, afirmaram exames preliminares realizados no animal pelo Instituto Gremar, responsável pelo resgate e exame de animais encontrados na região.    

“Trata-se de um animal adulto, macho, de aproximadamente 13,5m de comprimento, pesando cerca de 10 toneladas. O animal estava abaixo do peso, o que indica prováveis complicações em seu estado de saúde, a serem identificadas após a análise das amostras já colhidas”, informou o órgão em nota. 

Participe dos nossos grupos 👉 http://bit.ly/COSTANOTÍC2 📲 Informe-se, denuncie

O colosso dos mares apareceu por volta das 15h deste domingo na faixa arenosa. Banhistas que estavam no local sentiram um forte mau cheiro que se alastrou pela praia, em seguida, a baleia foi avistada e o Instituto Gremar foi acionado. Como, neste domingo, 25, a maré estava alta, os agentes do Instituto tiveram de esperar até esta segunda-feira, 26, ocasião em que a maré diminuiu, para realizarem os exames preliminares no animal, assim como para retirar da orla o corpo gigante, já em avançado estado de decomposição.  

Com maré alta, agentes do instituto tiveram de esperar até hoje para realizar exames e remover o corpo do animal do local. (Imagem: Reprodução / Gremar)

O órgão também confirmou a espécie da baleia, já antecipada corretamente ontem, pelo Jornal Costa Norte. Trata-se de uma baleia-de-bryde (Balaenoptera edeni).

Segundo o órgão, no mês de outubro, este é o segundo animal desta espécie encontrado encalhado na região. O primeiro caso aconteceu no dia 1º, na Praia do Pernambuco, também no Guarujá (SP). Na ocasião, tratava-se de uma fêmea, adulta, com aproximadamente 9 toneladas e 14m de comprimento.

Para determinar de maneira mais conclusiva a causa da morte e outros detalhes do animal, uma necropsia mais detalhada será realizada pelo Gremar.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!