INOVAÇÃO

Aspiradores de mosquitos reforçam combate à dengue em Guarujá (SP)

Cidade é pioneira no uso dos aspiradores para capturar mosquitos transmissores de dengue, chikungunya e zika na Baixada Santista

Redação
Publicado em 22/09/2023, às 15h43

FacebookTwitterWhatsApp
Além dos aspiradores a equipe conta com nebulização, maquinário costal e aplicação de inseticida - Divulgação PMG / Helder Lima
Além dos aspiradores a equipe conta com nebulização, maquinário costal e aplicação de inseticida - Divulgação PMG / Helder Lima

Em Guarujá, no litoral de São Paulo, o combate ao mosquito Aedes aegypti ganhou um importante reforço com a utilização de aspiradores. O equipamento, inédito na Baixada Santista, captura os insetos em ambientes internos, permitindo uma atuação mais eficaz dos agentes de controle de endemias.

Ao todo, quatro aspiradores foram adquiridos pela prefeitura. O aparelho funciona à bateria e possui um pequeno motor que suga os mosquitos, que são encaminhados para um recipiente externo. Em seguida, os insetos são separados e encaminhados ao laboratório para análises técnicas.

A coordenadora de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde de Guarujá, Ana Lúcia Gama da Cruz, afirma que o aspirador é uma ferramenta eficaz para o combate ao Aedes aegypti. “É uma ferramenta a mais no controle do Aedes. Sua eficácia não é apenas na área externa, o aspirador permite que os agentes realizem o trabalho de controle em quartos, salas, entre outros cômodos do imóvel”, disse.

O autônomo Matheus Mourão Pimenta, morador do bairro Esplanada do Castelo, em Vicente de Carvalho, recebeu a visita dos agentes da prefeitura nesta semana e aprovou o novo sistema. “Achei diferente o aparelho e parece funcionar bem. Eles pegaram bastante mosquito, mesmo que aqui a gente faça a lição de casa direitinho”, contou ele.

Além dos aspiradores, a prefeitura de Guarujá informou que realiza outras ações de combate à dengue, como nebulização, maquinário costal, aplicação de inseticida, equipe de Informação Educação e Comunicação (IEC), teatro de fantoches, telagem de caixa d´água, casa a casa, pequenos peixes (para tratar reservatórios de água) e levantamento do índice larvário.

Segundo a administração municipal, a escolha dos imóveis e demais áreas para a aplicação dos aspiradores são feitos com base nos levantamentos feitos regularmente pela Secretaria de Saúde em toda a cidade.

De acordo com a programação, até 29 de setembro os agentes de combate à dengue devem percorrer os bairros Pae Cará e Vila Alice, no Distrito de Vicente de Carvalho. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!