CRIME NAS ESCOLAS

Alerta nas escolas: estudante é detido com machadinha em Guarujá

Grupo operacional da Guarda Civil Municipal foi acionado para atender a ocorrência

Da redação
Publicado em 17/04/2023, às 14h39 - Atualizado às 16h06

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução
Reprodução

Um incidente envolvendo um estudante da Escola Estadual Domingos de Souza, em Guarujá, chocou a comunidade local na manhã desta segunda-feira (17). O jovem foi detido após ter sido flagrado portando uma machadinha nas dependências da instituição de ensino. Felizmente, ninguém ficou ferido.

De acordo com informações preliminares, o ocorrido se deu entre o fim da manhã e o começo da tarde, quando um colega de classe e uma professora avistaram o adolescente com a arma branca e prontamente agiram para evitar uma possível tragédia.

As autoridades foram acionadas imediatamente e uma equipe do grupo operacional especializado da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá, Romu (Ronda Ostensiva Municipal), foi enviada para atender a ocorrência.De acordo com informações oficiais da Polícia Civil, dois jovens de 17 anos estavam em constante desentendimento  há um mês, até que na data desta segunda-feira (17), um deles levou a machadinha para atacar o outro. 

O conflito ocorreu na sala de aula, o estudante armado foi imobilizado por alunos e desarmado por um professor da instituição. Após a chegada da Polícia Militar, todos os envolvidos foram levados para a Delegacia de Polícia de Guarujá. O jovem infrator foi encaminhado para a Fundação Casa por ato Infracional análogo a tentativa de homicídio

A Prefeitura de Guarujá informa que a Guarda Civil Municipal foi acionada para atender a ocorrência na Escola Estadual Domingos de Souza. No entanto, ao chegar no local, equipes da Polícia Militar (PM) já estavam na Unidade cuidando do caso.

Posicionamento da SEDUC

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc) informa que, assim que identificado porte de objeto, a equipe gestora comunicou os responsáveis do aluno e acionou as autoridades de Segurança Pública. A Supervisora da unidade está com as partes na delegacia para registro do Boletim de Ocorrência e o caso será inserido no Placon. As aulas seguem normalmente.

A Seduc ressalta que as escolas da rede estadual estão atentas aos comportamentos dos estudantes, atuando com a escuta ativa e mediação, buscando solucionar os conflitos identificados. As unidades são orientadas a instalar câmeras, conforme diretriz do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar - Conviva SP. Os equipamentos são espelhados com o Centro Integrado de Comando e Controle - o CICC da Polícia Militar, com intermédio do Gabinete Integrado de Segurança e Proteção Escolar (Gispec), composto por servidores da Educação e da Polícia Militar, que contribuem para o planejamento das estratégias de segurança em toda a comunidade escolar e fomento da cultura da paz.

Secretário de Guarujá destaca ações da prefeitura para garantir segurança das crianças

O município de Guarujá, situado no litoral de São Paulo, tem intensificado a segurança em suas escolas municipais. Em entrevista concedida ao programa Café da Manhã nesta segunda-feira (17), o secretário de Educação, Márcio Reis, destacou que mais de 2 mil câmeras de monitoramento foram instaladas nas 75 unidades escolares, com o objetivo de assegurar a proteção dos mais de 35 mil alunos.

Com um orçamento anual superior a R$ 650 milhões, a Secretaria de Educação de Guarujá busca promover a conscientização das crianças sobre o impacto negativo do bullying e, em parceria com os familiares, garantir um futuro promissor para os jovens. A medida visa aprimorar a qualidade do ensino oferecido pela rede municipal, bem como contribuir para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!