Guarujá ostentará por mais um ano a Bandeira Azul hasteada em sua orla. O fato deve ser motivo de orgulho para todos os brasileiros uma vez que, apenas o município, em toda a América Latina, é detentor deste selo internacional de qualidade de praias.
“A conquista de mais um ano de certificação não seria possível sem a combinação de esforços de vários setores públicos e privados. O selo garante o marketing internacional e o desenvolvimento turístico e ambiental da nossa cidade e do país”, afirmou a prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB), na solenidade realizada sábado último (03).
Requisitos
Para manutenção da Bandeira Azul é necessário o atendimento de 33 requisitos. Dentre eles, de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestrutura, informação aos usuários e sensibilização ambiental.
Além do secretariado, prestigiaram a cerimônia o comandante do Núcleo da Base Aérea de Santos, major aviador Alexandre Peçanha; a coordenadora técnica da ONG Gremar – Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos, Andrea Maranho; e o presidente da Associação dos Quiosqueiros da Praia do Tombo, Aldo Hugo Gonçalves.
Qualidade
A coordenadora do programa no Brasil, Leana Bernardi, disse que turistas do mundo inteiro são atraídos pelo controle de qualidade conferido pelo selo internacional. “A Praia do Tombo hoje é a Bandeira Azul da América do Sul. A certificação garante visibilidade mundial e encoraja as pessoas a escolherem seus destinos turísticos”, ressaltou Leana.
“O mundo possui pouco mais de 3 mil praias certificadas pela Fundação para a Educação Ambiental [FEE na sigla em inglês]”, lembrou a secretária municipal de Turismo, Maria Eunice Grötzinger
2 bandeiras
A prefeita concluiu a solenidade ressaltando que a Praia do Tombo é, hoje, Bandeira Verde e Bandeira Azul. “A Cetesb atesta a balneabilidade através do hasteamento da Bandeira Verde e a FEE certifica a qualidade da praia através da Bandeira Azul. Guarujá se encontra entre os principais destinos turísticos do mundo”.
Sob olhares atentos e orgulhosos, às 11h10 de sábado passado (03), a Bandeira Azul foi oficialmente hasteada, atestando a qualidade superior da Praia do Tombo ao mundo. Após o ato, foi distribuído bolo aos participantes do evento.
Comentários