Polícia investiga adolescente que teria feito um dos perfis ameaçadores; em outra escola a PM apreendeu uma faca com um menor
A Polícia Civil de Guarujá (SP) apreendeu, na tarde desta segunda-feira (3), um adolescente de 15 anos, suspeito de criar perfis nas redes sociais e ameaçar atentados nas escolas da cidade. O menor de idade confessou que criou o usuário “m4tador_do_guaruja”, para ganhar seguidores.
Segundo apurado pela reportagem do Portal Costa Norte, o adolescente teria procurado sua professora e a diretora de uma das escolas ameaçadas alegando que tentou "hackear" o usuário "matador_do_guaruja", mas não conseguiu. Ao falar que seu celular estava na sua casa, as profissionais da educação acionaram a Polícia Militar e todos foram até a residência do suspeito.
Ao chegar à casa do adolescente, sua mãe apresentou o celular do rapaz e, em busca no aparelho, os policiais encontraram três contas pessoais no Instagram e uma imagem em grafite do "anjo da morte", a mesma utilizada no perfil do "matador_do_guaruja".
Ainda segundo a apuração do CN, após os policiais encontrarem indícios que ligavam o menor ao usuário criminoso, o adolescente acabou por admitir que criou o perfil ameaçador a fim de ganhar seguidores.
Aos policiais o adolescente afirmou que não tinha a intenção de praticar nenhum ato criminoso ou terrorista, que não possui armas de fogo ou similares e que não imaginava que suas ações causariam tamanho pânico.
À reportagem, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), confirmou a apreenção do menor e informou que o caso foi registrado como ameaça e falso alarme no 2° DP do Guarujá, que apura rigorosamente todas as circunstâncias dos fatos.
Ainda durante a ação preventiva contra possíveis atentados em escolas de Guarujá, policiais militares apreenderam uma faca com um adolescente de 15 anos na manhã de hoje (3), na escola estadual Marcílio Dias, no bairro Vila Alice.
Segundo a SSP, o jovem contou que outro aluno havia lhe emprestado o objeto para que ele pudesse se defender de ameaças. Os adolescentes, acompanhados de seus responsáveis, desbloquearam seus celulares e nada de irregular foi constatado. O caso foi registrado como apreensão de objeto pelo 2º Distrito Policial da cidade.
Desde ontem (2), escolas municipais e estaduais de Guarujá entraram em alerta após ameaças de massacre feitas por anônimos nas redes sociais. Três perfis foram criados ameaçando as escolas municipais Profª Lúcia Flora dos Santos no bairro Jardim Progresso, Prof. Benedito Claudio da Silva no bairro Vila Alice e a Doutor Napoleão Rodrigues Laureano no Jardim Maravilha. A escola estadual Marcílio Dias no bairro Vila Alice também foi citada pelos perfis anônimos.
A prefeitura de Guarujá emitiu uma nota informando que acionou a Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar (PM) ainda no domingo (2) para monitorar a suposta ameaça na rede municipal de ensino.
𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial
“Viaturas da GCM e da PM permanecem de plantão desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (3) e há patrulhamento preventivo nas ruas adjacentes. As investigações do caso estão a cargo da Polícia Civil com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) para identificar o autor das ameaças. As aulas transcorrem normalmente nas unidades, assim como em toda a rede municipal”, disse a nota.
Comentários